São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 2008

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"Erro humano" tira vitória de Massa e o afasta de Hamilton

Nova falha em pit stop, quando brasileiro liderava, mina suas estratégias no GP de Cingapura e o deixa no fim da fila

Após aproveitar entrada do safety car, inglês, que disse que seria difícil superar o ferrarista, fica em 3º e sobe para 7 pontos sua vantagem

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A CINGAPURA

Pela segunda vez no ano, um erro da Ferrari no reabastecimento custou a Felipe Massa a oportunidade de assumir a liderança do Mundial de Pilotos.
Pior. Não só o brasileiro deixou de assumir a ponta como ainda viu Lewis Hamilton abrir de um para sete pontos sua vantagem na classificação com o terceiro lugar conquistado ontem no GP de Cingapura -Fernando Alonso venceu, seguido por Nico Rosberg.
A apenas três corridas do encerramento da temporada de F-1, Massa perdeu também sua autonomia para ser campeão. Isso significa que nem vencendo as etapas no Japão, na China e no Brasil será garantia de que acabe em primeiro, pois o rival da McLaren leva o título se chegar em segundo em todas elas.
Mas, diferentemente de Montréal, quando foi bastante duro nas críticas à equipe por ter que fazer uma segunda parada porque a bomba de combustível não funcionou, o que acabou com suas chances de vitória, ontem o brasileiro mostrou bastante tranqüilidade.
"Foi realmente uma pena perder uma corrida perfeita. Infelizmente foi um erro humano, e todo mundo erra", falou o ferrarista. "Tudo estava perfeito, tínhamos uma boa estratégia, e o carro estava exatamente do jeito que eu queria."
Largando da pole pela quinta vez neste ano, a terceira em um circuito de rua, Massa não teve dificuldades para sair à frente de Hamilton, o segundo no grid. Volta a volta, o brasileiro passou a abrir do adversário.
Na 14ª volta, quando já tinha confortáveis 4s3 de folga para Hamilton, Nelsinho Piquet bateu, forçando a entrada do safety car. Três voltas depois, quando os boxes foram abertos, 10 dos 18 carros que ainda permaneciam na prova entraram para o reabastecimento.
Líder, Massa puxou a fila. Estacionou sua Ferrari, a mangueira de combustível foi colocada, os mecânicos trocaram os pneus de seu carro, e ele recebeu a luz verde do pirulito eletrônico. Mas a mangueira ainda não havia sido retirada.
Com isso, o ferrarista arrastou mecânicos e mangueira pelo pit lane, mas parou no fim dos boxes para que alguém a retirasse e ele voltasse ao GP. Foram pouco mais de 50 segundos esperando por socorro.
"Naquele momento, pensei que seria muito difícil que as coisas voltassem ao normal", disse Massa. "Mas poderia acontecer outro safety car, e as coisas poderiam mudar."
Último, o brasileiro ainda foi punido com um drive-through por ter saído dos boxes de forma insegura -ele quase bateu no Force India de Adrian Sutil.
Em uma pista travada e com poucos pontos de ultrapassagem como a de Cingapura, não tinha muito mais o que fazer. E, para piorar ainda mais sua situação, o pneu traseiro esquerdo de sua Ferrari furou, o que o obrigou a fazer um terceiro pit. Completou a primeira corrida noturna da F-1 no 13º lugar.
"Claro sete pontos de desvantagem para o Hamilton é uma diferença importante, mas ainda temos outros 30 em disputa. E qualquer coisa pode acontecer", afirmou Massa.
"As coisas na F-1 mudam muito rapidamente. Sabemos que temos um carro capaz de vencer corridas. E é importante que a gente consiga algumas dobradinhas nas próximas provas para tirar o máximo de pontos possíveis da McLaren."
Para Hamilton, o terceiro posto foi motivo de festa. "Sabia que seria difícil ganhar do Felipe, porque ele estava abrindo vantagem. E acho que pararíamos na mesma volta, o que mostrou que ele foi fenomenal na classificação", declarou. "Seria difícil marcar mais pontos do que ele hoje [ontem]."


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