|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
"Erro humano" tira vitória de Massa e o afasta de Hamilton
Nova falha em pit stop, quando brasileiro liderava, mina
suas estratégias no GP de Cingapura e o deixa no fim da fila
Após aproveitar entrada do
safety car, inglês, que disse
que seria difícil superar o
ferrarista, fica em 3º e sobe
para 7 pontos sua vantagem
TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A CINGAPURA
Pela segunda vez no ano, um
erro da Ferrari no reabastecimento custou a Felipe Massa a
oportunidade de assumir a liderança do Mundial de Pilotos.
Pior. Não só o brasileiro deixou de assumir a ponta como
ainda viu Lewis Hamilton abrir
de um para sete pontos sua
vantagem na classificação com
o terceiro lugar conquistado
ontem no GP de Cingapura
-Fernando Alonso venceu, seguido por Nico Rosberg.
A apenas três corridas do encerramento da temporada de
F-1, Massa perdeu também sua
autonomia para ser campeão.
Isso significa que nem vencendo as etapas no Japão, na China
e no Brasil será garantia de que
acabe em primeiro, pois o rival
da McLaren leva o título se chegar em segundo em todas elas.
Mas, diferentemente de
Montréal, quando foi bastante
duro nas críticas à equipe por
ter que fazer uma segunda parada porque a bomba de combustível não funcionou, o que
acabou com suas chances de vitória, ontem o brasileiro mostrou bastante tranqüilidade.
"Foi realmente uma pena
perder uma corrida perfeita.
Infelizmente foi um erro humano, e todo mundo erra", falou o ferrarista. "Tudo estava
perfeito, tínhamos uma boa estratégia, e o carro estava exatamente do jeito que eu queria."
Largando da pole pela quinta
vez neste ano, a terceira em um
circuito de rua, Massa não teve
dificuldades para sair à frente
de Hamilton, o segundo no
grid. Volta a volta, o brasileiro
passou a abrir do adversário.
Na 14ª volta, quando já tinha
confortáveis 4s3 de folga para
Hamilton, Nelsinho Piquet bateu, forçando a entrada do safety car. Três voltas depois,
quando os boxes foram abertos,
10 dos 18 carros que ainda permaneciam na prova entraram
para o reabastecimento.
Líder, Massa puxou a fila. Estacionou sua Ferrari, a mangueira de combustível foi colocada, os mecânicos trocaram os
pneus de seu carro, e ele recebeu a luz verde do pirulito eletrônico. Mas a mangueira ainda
não havia sido retirada.
Com isso, o ferrarista arrastou mecânicos e mangueira pelo pit lane, mas parou no fim
dos boxes para que alguém a retirasse e ele voltasse ao GP. Foram pouco mais de 50 segundos esperando por socorro.
"Naquele momento, pensei
que seria muito difícil que as
coisas voltassem ao normal",
disse Massa. "Mas poderia
acontecer outro safety car, e as
coisas poderiam mudar."
Último, o brasileiro ainda foi
punido com um drive-through
por ter saído dos boxes de forma insegura -ele quase bateu
no Force India de Adrian Sutil.
Em uma pista travada e com
poucos pontos de ultrapassagem como a de Cingapura, não
tinha muito mais o que fazer. E,
para piorar ainda mais sua situação, o pneu traseiro esquerdo de sua Ferrari furou, o que o
obrigou a fazer um terceiro pit.
Completou a primeira corrida
noturna da F-1 no 13º lugar.
"Claro sete pontos de desvantagem para o Hamilton é
uma diferença importante, mas
ainda temos outros 30 em disputa. E qualquer coisa pode
acontecer", afirmou Massa.
"As coisas na F-1 mudam
muito rapidamente. Sabemos
que temos um carro capaz de
vencer corridas. E é importante
que a gente consiga algumas
dobradinhas nas próximas provas para tirar o máximo de pontos possíveis da McLaren."
Para Hamilton, o terceiro
posto foi motivo de festa. "Sabia que seria difícil ganhar do
Felipe, porque ele estava abrindo vantagem. E acho que pararíamos na mesma volta, o que
mostrou que ele foi fenomenal
na classificação", declarou. "Seria difícil marcar mais pontos
do que ele hoje [ontem]."
Texto Anterior: Vôlei: Brasil perde taça, e Bernardinho vê jejum inédito Próximo Texto: Responsável por falha é consolado Índice
|