São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FUTEBOL

RODRIGO BUENO

@RodrigoBuenoESP
rodrigo.bueno@grupofolha.com.br

Copa Argentina nasce democrática e maluca

Com 22 anos de atraso em relação à Copa do Brasil (que renasceu com atraso), a Argentina experimenta sua pioneira copa nacional.
Democrática de fato, pois reúne 186 equipes de todas as divisões do país, ela prevê para a reta final jogos em "sedes especiais", algo como Wembleys argentinos.
Disputam a taça 20 times da elite mais 20 da Primera B Nacional (River aí), 20 da Primera B Metropolitana (tipo Nueva Chicago), 21 da Primera C Metropolitana (tipo Liniers), 18 da Primera D Metropolitana (épico Sportivo Barracas), 21 do Torneo Argentino A (tipo Alumni), 60 do Torneo Argentino B (tipo Atlético Paraná) e dois convidados do Torneo del Interior (Atlético Riojano e Real Madrid de Río Grande).
Muitos já rodaram, pois a disputa começou em agosto e vai até o dia 22 de maio.
A Copa Argentina, como se vê, abre as portas para todos e toma um semestre, como devia ocorrer por aqui. Só que nem tudo é tão democrático e perfeito por lá.
Primeiro, a Copa Argentina começa pouco antes de uma eleição que poderia destronar Julio Grondona da AFA. O uso político do torneio, algo comum na Copa do Brasil, já fica bem claro.
Depois, algumas das 185 partidas (todas de caráter eliminatório) serão levadas a "estádios mundialistas" para realizar o sonho de clubes de bairro de jogar em belas arenas, possivelmente a casa de um time grande.
O campeão terá vaga na Copa Sul-Americana, algo bacana como a premiação (os times devem dividir pouco mais de R$ 8 milhões).
Ontem, dia de seleção argentina em campo, teve rodada da Copa Argentina. Só que sem grandes, que entram na luta em novembro, em meio a rodadas duplas em quatro estádios "eleitos" com confrontos forçados de times de divisões diferentes.
Não é a FA Cup, a mãe de todas as copas, mas se aproxima mais dela do que a ainda restritiva Copa do Brasil.

JOGOS DE ONTEM
Comunicaciones 1 x 2 Colegiales;
Tristán Suárez 0 x 1 El Porvenir;
Laferrere 1 (3) x 1 (4) Sacachispas;
Libertad x Central Córdoba;
Santa Marina x Unión (MDP) Crucero del Norte x Sarmiento;
Atlético Paraná x Gimnasia (ER);
San Martín x Atlético Policial; S
portivo Belgrano x Douglas Haig;
Unión (SJ) x Juventud Unida;
Gimnasia y Tiro x Central Norte;
Talleres x Racing (C)


Texto Anterior: Com 2 gols de Messi, Barcelona goleia
Próximo Texto: Guadalajara força corte em delegações
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.