São Paulo, segunda-feira, 29 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grêmio é o primeiro degolado, mas faz corrida no topo embolar

Equipe gaúcha reage de maneira incrível contra o Atlético-PR e eleva a temperatura da disputa pelo título, porém não escapa do rebaixamento

Ricardo Giusti/"Correio do Povo'
O técnico Cláudio Duarte, que trabalhou no clube nas duas vezes em que o Grêmio foi rebaixado no Brasileiro, em 1991 e agora


DA REPORTAGEM LOCAL

Para o clube foi um capítulo trágico. Para o Brasileiro-04, foi uma bênção. O Grêmio está pela segunda vez na Série B, mas, com uma reação sensacional, colocou pimenta na disputa pelo título.
Em Erechim, o Atlético-PR abriu 3 a 0 no placar. A vitória daria ao time quatro pontos de vantagem sobre o Santos, que já havia empatado com o Paysandu, com apenas três rodadas para o fim.
Mas o Grêmio reagiu, empatou o jogo com um gol nos acréscimos e ganhou um ponto que, se não evitou sua queda, embolou de vez a luta pelo título.
Cinco times ainda têm chances de ficar com a taça. Só cinco pontos separam o líder Atlético-PR do São Caetano, o quarto colocado -essas duas equipes se enfrentam na próxima rodada, e um empate contra o time do Grande ABC cria a possibilidade de o Santos assumir o primeiro lugar.
Na disputa pelo título, o São Paulo, que venceu o Internacional no sábado por 2 a 1, foi o grande beneficiado -o time do Morumbi está apenas quatro pontos atrás do Atlético-PR.
A festa que o Brasileiro vai viver nas últimas rodadas contrasta com o capítulo negro da história gremista, mas que pelo placar e pelo que aconteceu nas arquibancadas não teve o mesmo clima de velório da outra queda do clube.
Contra as quase 10 mil pessoas que foram ontem ao Colosso da Lagoa, apenas 880 almas, 200 delas gremistas, pagaram ingresso em 19 de maio de 1991, quando o time perdeu por 3 a 1 do Botafogo, no também acanhado Caio Martins, e caiu para a Segundona.
O Grêmio terminou em 11º a segunda divisão de 1992, insuficiente para voltar à elite no ano seguinte. Foi beneficiado por uma virada de mesa da CBF.
"É horrível sob todos os aspectos. O Grêmio não combina com segunda divisão. É muita estrutura e tradição", lamentou Cláudio Duarte, o técnico do time.
A lanterna definitiva está muito perto do clube que já foi campeão mundial e ganhou a Libertadores duas vezes. O Grêmio tem quatro pontos de desvantagem para o Guarani, o penúltimo colocado.
O time de Campinas, aliás, pode engrossar a turma dos rebaixados já na próxima rodada.
Atlético-MG e Vitória seriam hoje os outros dois times que disputariam a Série B na próxima temporada. Isso graças à uma rodada gloriosa para os cariocas. Foram três vitórias e um empate.
O resultado mais expressivo foi obtido pelo Flamengo. No Parque Antarctica, o time da Gávea bateu o Palmeiras por 2 a 1. O resultado diminuiu as chances de título dos paulistas e tirou o carioca da zona de descenso. No sábado, o Botafogo bateu o Guarani por 1 a 0 e está perto de se safar da queda.

Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Rebaixado, Grêmio chora e festeja garra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.