São Paulo, segunda-feira, 30 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atacante diz que documento explica sua cor

DA SUCURSAL DO RIO

Depois de provocar uma polêmica involuntária ao declarar que é branco, Ronaldo disse ontem, por meio de sua assessoria, que é "assim que está em sua certidão de nascimento". Ele afirmou que seu pai é negro, que tem orgulho disso e que tem vários amigos negros, mas que não se considera negro.
Na semana passada, em entrevista à Folha, ao condenar o racismo e dizer que não conseguia entendê-lo, declarou: "Eu, que sou branco, sofro com tamanha ignorância. A solução é educar as pessoas." A Espanha, onde joga o atacante, foi palco de uma série de manifestações racistas de torcedores, que incluíram jogadores famosos, como o camaronês Samuel Eto'o, do Barcelona.
Na entrevista, ele disse que nunca sofreu preconceito por causa de cor. "As pessoas me chamam aqui de gordinho. Mas isso é "bem menos grave"."

Texto Anterior: Futebol: Ronaldo rejeita tratamento de novato
Próximo Texto: Vôlei: Brasil muda, joga mal, mas evita vexame
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.