São Paulo, sexta-feira, 30 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Próximo Texto | Índice

Entidade máxima do futebol anuncia punição, e Clube dos 13, torneio
Fifa autoriza CBF a liquidar Gama e virar a mesa de vez


Sanção a time de Brasília justifica criação de um novo Nacional, com 24 clubes, entre eles, Fluminense e Bahia


DA REPORTAGEM LOCAL E

DA SUCURSAL DO RIO

A Fifa, entidade máxima do futebol mundial, decidiu suspender o Gama, pelo menos até setembro, do cenário futebolístico nacional e internacional, como queriam CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e Clube dos 13, associação que reúne os 20 principais clubes do Brasil.
O Gama, modesto clube do Distrito Federal, foi punido pela Fifa por ter recorrido à Justiça comum contra seu rebaixamento à segunda divisão no Brasileiro-99.
A decisão da Fifa, anunciada ontem na sede da CBF, no Rio, abriu uma brecha para o Clube dos 13 ampliar seu poder.
Ontem mesmo a associação afirmou que um torneio sob seu controle, a Copa João Havelange, deverá substituir o Brasileiro no segundo semestre deste ano.
Além dos 18 integrantes da primeira divisão neste ano, a nova competição contará com Fluminense e Bahia, sócios-fundadores do Clube dos 13 e atualmente na segunda divisão.
Também serão promovidos à "elite" no futebol brasileiro o América-MG e o Juventude, ambos da segunda divisão.
Com isso, no total, o novo torneio, que deverá ser anunciado na próxima terça-feira, terá 24 clubes. O Gama, por meio, do PFL-DF, autor da ação que beneficiou o clube, afirmou que a decisão da Fifa desafia a Justiça brasileira.


Próximo Texto: Armação incha Brasileiro e resgata o Flu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.