São Paulo, quarta-feira, 30 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após 4 jogos, seleção ainda não folgou

Reclusão imposta por Dunga vai na contramão do visto em 2002 e 2006

DOS ENVIADOS A JOHANNESBURGO

A seleção brasileira se prepara para disputar a sua quinta partida na Copa sem tirar uma folga sequer durante o torneio da África do Sul.
Desde que o Mundial começou, Dunga decidiu enclausurar o time em um hotel dentro de um condomínio de luxo em Johannesburgo.
O esquema fechado imposto por Dunga no Mundial é o oposto ao usado pela seleção pelo menos nas duas últimas Copas. No Mundial asiático, em 2002, Luiz Felipe Scolari sempre liberava os atletas depois dos jogos.
Em 2006, na Alemanha, Carlos Alberto Parreira também dava folga aos jogadores após as partidas. Em uma, antes da abertura da Copa, Ronaldo, Roberto Carlos e Dida foram fotografados com mulheres em uma boate de Lucerna, na Suíça.
A reclusão imposta por Dunga ao grupo é novidade. Ao chegar à África, o treinador prometeu dar folgas aos jogadores durante o Mundial, mas até agora nada.
"Na hora e no momento oportuno, quando a carga de trabalho estiver deixando os jogadores mais tensos, daremos folgas", afirmou Dunga, na sua primeira entrevista coletiva em Johannesburgo.
Depois da vitória contra o Chile, o treinador mudou o discurso. Dunga disse que o time precisa descansar a partir de agora. Ele também reclamou da suposta falta de privacidade que os jogadores vão ter a partir de hoje, ao deixar, nesta noite, a concentração. O local é um dos mais reservados da Copa.
Agora, os jogadores terão que dormir em hotéis reservados pela Fifa e conviver com o assédio dos hóspedes e dos torcedores.
A seleção está reclusa no hotel privativo em Johannesburgo há mais de um mês. Apesar de não dar folgas, Dunga liberou os jogadores para receber amigos e parentes durante a Copa, no hotel.
"Já consegui, sim, vi mulher e filho. Eles estão superbem. Fiquei feliz de vê-los", disse o atacante Robinho.
Desde o dia 21 de maio, quando os jogadores começaram a treinar para o Mundial, em Curitiba, só houve duas folgas, ambas em Johannesburgo e antes de a Copa começar. Em uma, Dunga e Taffarel, que é observador, fizeram um churrasco.

ACADEMIA E FOTOS
Ontem, um dia depois de vencer o Chile, por 3 a 0, no estádio Ellis Park, os titulares passaram o dia dentro do hotel, onde malharam na academia. Os reservas, mais Elano, realizaram exercícios físicos no campo de golfe.
Ontem, Kaká aproveitou a manhã sem treino para posar para fotos em apoio a uma campanha contra a prostituição liderada pelo ator Ashton Kutcher. Com a camisa da seleção, ele segurava um cartaz em inglês com a frase ""Homens de verdade não compram mulheres".0 (EDUARDO ARRUDA, MARTÍN FERNANDEZ, PAULO COBOS E SÉRGIO RANGEL)


Texto Anterior: Tostão: Força da tradição
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.