São Paulo, sábado, 30 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians já faz contagem para festejar a volta

Equipe, que hoje enfrenta o ABC em casa, calcula que, se tiver mais seis vitórias, assegura retorno à primeira divisão

Com 9 pontos de diferença para o Barueri, o primeiro fora da zona de classificação à elite, diretoria arquiteta o time da próxima temporada


Almeida Rocha/Folha Imagem
O zagueiro Chicão, reforço do Corinthians, líder do Brasileiro da Série B, no jogo de hoje, no Pacaembu, contra o potiguar ABC

EDUARDO ARRUDA
DA REPORTAGEM LOCAL

A folga na liderança da Série B (principalmente para o quinto colocado) já faz o Corinthians iniciar, a partir de hoje, contra o ABC, no Pacaembu, a contagem regressiva para voltar à elite do Brasileiro.
Pelas contas do técnico Mano Menezes, a equipe, que tem 45 pontos e 9 de diferença para o quinto colocado, o Barueri, o primeiro fora da zona de classificação, precisa de outros 18 para sacramentar a passagem para a primeira divisão.
Isso significa que, se os corintianos vencerem seus seis próximos confrontos, asseguram, pelas contas do treinador, a vaga com 11 rodadas de antecedência. Para alcançar esse objetivo, o Corinthians terá adversários teoricamente fáceis.
Nenhum deles, até o início da rodada, figurava entre os quatro melhores colocados. Além do ABC (12º), Fortaleza (14º), Barueri (5º), Brasiliense (19º), Ponte Preta (6ª) e Bragantino (10º) são os confrontos do time.
De todos eles, apenas Fortaleza e Brasiliense serão fora de São Paulo. Mesmo com a tabela favorável, Mano tenta segurar a euforia de seus comandados e diz que foi justamente isso que deu ao time essa tranqüilidade.
"Acho que chegamos a esse nível porque sempre tivemos respeito com os adversários. Essa tem sido a principal característica desse grupo."
"Amanhã [hoje] vamos encontrar um adversário muito difícil, principalmente pelos bons jogos que o ABC tem feito fora de casa", analisou Mano.
A folga na tabela faz, inclusive, a diretoria já planejar o próximo ano. O clube já contratou 26 jogadores para esta temporada. O elenco conta com 35, mas deve ser reduzido para 28 até o ano que vem.
Até agora, porém, só foram trazidos atletas de pouca expressão, contrariando a promessa do presidente Andres Sanchez de montar um time forte para a elite em 2009.
"É a nossa realidade financeira. Estamos trazendo alguns jogadores para teste, mas já estamos pensando no próximo ano para termos tranqüilidade como estamos tendo agora", afirmou ontem o presidente corintiano à TV Bandeirantes.
Um deles, o ex-vascaíno Morais, é esperança para a próxima temporada. Hoje, há a chance de ele fazer dupla com Douglas, mas isso não foi confirmado pelo treinador. "No futebol brasileiro, há a visão de que o craque precisa jogar. Como se banalizou um pouco essa concepção de craque, muita gente tem que jogar", falou Mano.
Atuar com os dois pode significar, na visão do técnico corintiano, expor demais o time, que perdeu o volante Fabinho, por lesão, nos próximos dois meses. Hoje, ele será substituído por Nilton, apesar de Mano ter gostado do garoto Cássio, de apenas 19 anos, na goleada de terça-feira por 5 a 0 sobre o Gama.

NA TV - Corinthians x ABC
Rede TV! (menos SP), às 16h



Texto Anterior: Baixas: Kaká e Adriano ficam fora na largada
Próximo Texto: Time refaz hoje sua melhor zaga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.