São Paulo, sábado, 30 de setembro de 2006

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RODRIGO BUENO

A maior torcida da Europa


Pesquisa coloca Barcelona como o time com mais fãs fora de seu país e confirma que as fases dos times pesam


QUAL É o clube de maior torcida do mundo? O Real Madrid acredita ser ele, com cerca de 230 milhões de seguidores. Mas uma pesquisa recente de popularidade feita pela SPORT+MARKT coloca justamente o Barcelona, arqui-rival merengue, no topo da lista.
É preciso deixar claro que a pesquisa foi feita apenas na Europa, nos países com as ligas mais poderosas. O interesse pelo Barça nos últimos meses, com o impacto de seu título europeu recente, dobrou na Alemanha, na França e na Itália e teve grande crescimento no Reino Unido. Neste ano, apesar de seu fervoroso regionalismo, o clube catalão teria conquistado 15 milhões de fãs além das fronteiras espanholas no velho continente.
A pesquisa, que ouviu pessoas entre 15 e 69 anos, apontou uma massa torcedora européia do Barça fora da Espanha de 36 milhões de pessoas, o que supera bem a quantidade de flamenguistas no Brasil -o Flamengo, o mais popular do país, costuma ser vendido como o mais querido do mundo devido à enorme população brasileira e à falta de paixão pelo futebol na China, na Índia, nos EUA...
A beleza do jogo do Barcelona, muito associada hoje em dia a Ronaldinho (hoje em dia em termos), seria, claro, um atrativo forte do time espanhol, que se orgulha da camisa ""limpa" (sem patrocínio ou com campanha como a do Unicef).
Mas a pesquisa tratada na coluna deixa claro que a fase dos times influencia muito na sua popularidade. O Arsenal, que pela primeira vez alcançou a final da Copa dos Campeões, teria ganho cerca de 7 milhões de novos fãs neste ano fora do Reino Unido. Nos outros países europeus, contaria com 17 milhões de simpatizantes, pouco menos apenas do que o galáctico Real Madrid.
Depois dos três já citados, aparecem na lista de popularidade fora de seu país, na ordem, os seguintes clubes: Milan, Juventus, Manchester United, Liverpool, Chelsea, Inter de Milão e Bayern de Munique. A aparição do Chelsea é outra mostra de que os tais ""times da moda" abocanham muitos adoradores da bola.
O Manchester United, que tem naufragado sistematicamente neste século na Copa dos Campeões, teria ""perdido", segundo a pesquisa, uns 5 milhões de torcedores. Esses fãs ""vira-casacas" podem ser desprezados por alguns, mas eles também compram camisas, pagam para ver jogos, valorizam a marca, reconhecem os patrocinadores, ou seja, dão retorno.
Por falar em "sponsor", o O2 que aparecia nas últimas temporadas na camisa do Arsenal foi o patrocinador mais facilmente identificado pelos que responderam à pesquisa. Fácil: o campeão europeu Barcelona não carrega empresa na camisa.
A briga de ""cachorros grandes" por torcedores vai mundo afora. Os mercados asiático e americano estão na mira há anos. Pensando globalmente, o Barça deve estar atrás do Real Madrid. Nada que mais alguns troféus e craques não mudem.

A TORCIDA NO BRASIL
No início de 2003, a coluna fez uma pesquisa para saber qual era a equipe estrangeira preferida dos brasileiros. O resultado foi: Milan (12,5% dos votos), Juventus (8,9%), Benfica e Real Madrid (7,1%), Holanda (5,3%), Manchester United e Roma (4,4%), Arsenal, Barcelona e Fiorentina (3,5%), Lazio, Napoli, River Plate e Argentina (2,6%), Boca Juniors, Inglaterra, Inter de Milão e Torino (1,7%). Mais 25 equipes receberam votos, e ninguém naquela ocasião citou o Chelsea.

A TORCIDA NA AMÉRICA
O Boca Juniors diz ter a ""metade mais um" na Argentina, um exagero. Mas no continente é fenômeno de massa e marketing. A América Latina segue o Argentino pela TV e as tantas copas ganhas pelo Boca. Lição para os brasileiros que desvalorizam disputas internacionais.

rbueno@folhasp.com.br


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