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AUTOMOBILISMO
Ferrari bate dois carros e corre para abafar boato
DA REPORTAGEM LOCAL
Dois acidentes violentos, em
um intervalo de uma hora e meia,
destruíram ontem duas Ferraris
no circuito de Barcelona e interromperam a programação pré-temporada da escuderia italiana.
O primeiro a bater foi o tetracampeão Michael Schumacher.
Seu carro saiu da pista a cerca de
220 km/h, "decolou" na caixa de
brita e atingiu a barreira de pneus.
A traseira da Ferrari ficou completamente destruída. Apesar da
violência do acidente, Schumacher saiu andando do carro e dispensou o atendimento do centro
médico do autódromo espanhol.
Enquanto o alemão ainda explicava o acidente para a equipe, Rubens Barrichello repetia a dose.
O brasileiro perdeu o controle
do carro em uma curva, foi para a
brita e também bateu de traseira.
O impacto de sua batida, porém, foi menor. A exemplo de
Schumacher, Barrichello saiu andando do carro, sem ferimentos.
Foi o segundo acidente do brasileiro na pré-temporada da F-1.
No dia 19, ele bateu com violência
contra os pneus do circuito de Valencia, também na Espanha.
Sem condições de reparar os danos, a Ferrari decidiu cancelar os
testes, que deveriam ir até amanhã. Hoje, as duas Ferraris devem
chegar a Maranello, onde serão
examinadas pelos engenheiros.
Os dois carros são híbridos. Ou
seja, são modelos do ano passado
equipados com alguns componentes novos. A Ferrari só vai estrear seu modelo 2002 após o lançamento oficial, em 6 de fevereiro.
Antes mesmo de os carros serem embarcados para a Itália, ficou clara a preocupação ferrarista
de desvincular os três acidentes
em um período de 11 dias -sites
especializados já cogitavam que
as batidas haviam sido causadas
por um problema de projeto.
Schumacher, por exemplo, mudou radicalmente seu discurso ao
longo do dia. Pela manhã, logo
após a batida, ele afirmou que a
saída de pista poderia ter sido
causada por uma falha nos freios.
À tarde, após se reunir com a
equipe, sua opinião já era outra.
"Eu cometi um erro. É o tipo de
coisa que vive acontecendo em
testes", declarou o alemão.
Barrichello seguiu a mesma linha. "Foi uma saída de pista normal. Eu errei, e o carro escapou."
Até agora, a Ferrari é a única
equipe de ponta que ainda não
lançou seu modelo para 2002.
O time terá apenas duas semanas para testar o carro novo antes
de embarcar para a abertura do
Mundial, o GP da Austrália, no
dia 3 de março, em Melbourne.
Dependendo dos resultados dos
treinos, a Ferrari cogita até iniciar
a temporada com o carro de 2001,
que deu o quarto título a Michael
Schumacher. Com o F2001, a escuderia conquistou ainda seu 11º
Mundial de Construtores.
Se essa hipótese for concretizada, o carro de 2002 deverá estrear
apenas na segunda etapa do campeonato, o GP da Malásia, ou até
mesmo na terceira corrida do
ano, o GP Brasil, em Interlagos.
Entre uma prova e outra, Michael Schumacher e Rubens Barrichello teriam cerca de dez dias
para treinar.
(FÁBIO SEIXAS)
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