São Paulo, sábado, 31 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Índice

Jovens tentam prolongar reinado

DA REPORTAGEM LOCAL

Roger Federer é o terceiro tenista alcançar o topo do ranking da ATP pela primeira vez nos últimos cinco meses.
Em 8 de setembro, Juan Carlos Ferrero desbancou Andre Agassi e assumiu a liderança da lista. Pouco menos de dois meses depois, no dia 3 de novembro, o nome de Andy Roddick apareceu como o primeiro da lista.
Só uma vez desde o surgimento do ranking, em agosto de 1973, tantas caras novas foram vistas na posição em menos tempo.
Em março de 1999, o espanhol Carlos Moyá tornou-se o primeiro espanhol a alcançar a posição.
Ele foi substituído pelo russo Ievguêni Kafelnikov em 3 de maio. Em 26 de julho, foi a vez do australiano Patrick Rafter.
O desafio das atuais estrelas do circuito é tentar prolongar o tempo que ficam no topo do ranking. Moyá ficou apenas duas semanas, Kafelnikov, seis, e Rafter, uma.
Federer, Roddick e Ferrero têm a vantagem de terem alcançado a liderança do ranking jovens.
Ferrero, que foi o número um por oito semanas, tinha 23 anos ao atingir o posto. Roddick liderou o ranking por 14 semanas e iniciou a contagem aos 21. Federer tem 22 anos e cinco meses.
Das três novidades em 1999, somente Moyá tinha uma idade semelhante aos calouros atuais: 22. Kafelnikov tinha 25, e Rafter, 26.
"Vamos ver como vou lidar com isso [a manutenção da liderança do ranking]. Há vários jovens e o Agassi [33 anos] rondando", declarou Federer, que soma 4.925 pontos até agora.
Em caso de vitória sobre Safin, o suíço aparecerá na segunda-feira com um total de 5.225. Uma vantagem considerável para o segundo colocado, Ferrero, que encerrou sua participação em Melbourne com 4.345, apenas dez a mais do que Roddick.
Em quarto lugar, mais de mil pontos atrás do americano, deve aparecer o argentino Guillermo Coria, de 22 anos.


Texto Anterior: Tênis: Federer é o 23º líder do ranking na história
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.