São Paulo, sexta-feira, 31 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARBITRAGEM

Cartão pode ser anulado

TV será usada para derrubar cartões

DO ENVIADO A YOKOHAMA

O Comitê dos Árbitros da Fifa anunciou ontem, em Chiba (JAP), que os cartões amarelos aplicados pelos juízes na Copa poderão ser cancelados se for verificado no vídeo que a punição foi injusta.
"Não é justo um jogador ser suspenso e perder uma partida se ele recebeu um cartão amarelo de forma equivocada. Analisaremos pelo vídeo após a partida os cartões mostrados. Se algum suspender injustamente um jogador, será cancelado", declarou Volker Roth, alemão que integra o Comitê dos Árbitros da Fifa, órgão que tem Ricardo Teixeira, presidente da CBF, como diretor.
A entidade que rege o futebol mundial anteriormente já punia com base nas imagens da TV. Mesmo se o juiz em campo não tivesse advertido com cartão o atleta, esse poderia ser suspenso.
Agora, haverá um esforço da Fifa para que a tecnologia seja usada também para perdoar. Na história das Copas, existe apenas um caso de um cartão amarelo ter sido anulado por causa de erro do juiz, fato que ocorreu em 1994.
De acordo com o artigo 12 do regulamento da Copa da Coréia e do Japão, a súmula do jogo continua sendo o principal documento a ser avaliado pelo Comitê dos Árbitros, mas o vídeo poderá alterar as decisões.
Os juízes foram instruídos especialmente a punir com cartão amarelo a simulação de faltas.
O árbitro brasileiro Carlos Eugênio Simon disse que os cartões para as simulações não são só em tentativas de cavar pênaltis. ""Não é só falta dentro da área. Nos disseram para punir também com amarelo simulação de falta fora da área. Na segunda simulação, é vermelho", contou Simon.
O vídeo já esteve ao lado dos árbitros na preparação para a Copa. "Mostramos lances em vídeo para os juízes saberem quando devem mostrar amarelos", disse Roth.
No Mundial, um jogador será suspenso com dois cartões amarelos. A partir das quartas-de-final, os cartões devem ser zerados.
A Fifa pode dar três tipos de punições para as pessoas envolvidas no torneio, seja jogador, técnico, árbitro, assistente, quarto árbitro ou dirigente, com base no vídeo.
A punição mais branda é uma advertência. As suspensões, segundo tipo de punição, podem variar de dois jogos até dois meses. O terceiro caso é multa -essa pode ser de até 20 mil francos suíços (cerca de R$ 32 mil) para pessoas e 50 mil francos (cerca de R$ 80 mil) suíços para seleções.
Tradicionalmente, a Fifa sempre evitou usar a tecnologia para definir questões ligadas ao futebol, principalmente na Copa do Mundo. Porém nos últimos anos, com campanhas pelo "fair play", a Fifa está cada vez mais maleável.
Os assistentes já usam há algum tempo, por exemplo, um equipamento eletrônico na ""bandeirinha" para a comunicação com o juiz. A placa eletrônica que mostra quantos minutos serão dados de acréscimo pelo árbitro também já faz parte da Copa. (RBU)



Texto Anterior: Painel na Copa
Próximo Texto: Bola Rasteira - Grupo B: Titulares eslovenos se recuperam de gripe
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.