São Paulo, sexta-feira, 31 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Chileno Gonzalez, que tem 2 títulos no saibro, é o adversário da 3ª rodada

Guga pega especialista pela 1ª vez em Roland Garros-02

ALCINO LEITE NETO
DE PARIS

FERNANDO ITOKAZU
DA REPORTAGEM LOCAL

Tenista em atividade com o maior número de títulos em Roland Garros, Gustavo Kuerten enfrentou rivais sem grandes resultados no saibro nas duas primeiras rodadas da edição 2002.
Hoje, pela primeira vez em sua campanha pelo quarto título, Guga encara um rival que tem seus melhores resultados no piso.
O brasileiro joga por volta das 7h com o chileno Fernando Gonzalez por uma vaga nas oitavas-de-final do torneio francês.
Gonzalez, 21 anos e 41º no ranking de entradas, tem, na carreira, um aproveitamento de 56,7% no saibro, piso no qual obteve seus dois títulos: em Orlando, em 2000, e em Viña del Mar, neste ano.
Os números ficam muito distantes dos de Kuerten, 25, que tem 75% de aproveitamento e conquistou 13 títulos no piso, mas são superiores aos dos outros rivais.
A estréia do brasileiro foi contra o suíço Ivo Heuberger, 26, que perdeu suas sete partidas no saibro em grandes torneios da ATP.
O rival do segundo jogo, o italiano Davide Sanguinetti, 29, tem mais derrotas do que triunfos no saibro: 35% de aproveitamento.
"Agora começa uma fase em que não tenho mais tanto favoritismo", disse Guga, que já treinou com o chileno. ""Vamos entrar em quadra de igual para igual. Vai ser um jogo bem forte, com os dois batendo muito na bola."
Ontem, no início da tarde, ele fez exercícios físicos por duas horas. Depois, bateu bola por uma hora com o juvenil brasileiro Carlos Cirne Lima.
Depois do treino, uma comissão da FFT (Federação Francesa de Tênis) aguardava Guga para entregar o prêmio Orange (Laranja), de mais simpático tenista do torneio, segundo a mídia. O prêmio Limão, de mais antipático, foi para o australiano Lleyton Hewitt.
É a segunda vez que Guga ganha o troféu Orange, que consiste numa escultura de bronze mostrando várias laranjas sobrepostas.
"Obrigado, mídia", disse ele, ao agradecer o prêmio. Ele também ganhou uma garrafa de champanhe. ""Não posso tomar agora. Amanhã tenho que jogar."
De acordo com o técnico de Guga, Larri Passos, foi a preparação feita na semana passada que garantiu a vitória anteontem.
"Quando todo mundo ia embora de Roland Garros, a gente ficava treinando. Valeu a pena."
Eles abriram mão de disputar um torneio para manter a tradição de somente treinar na semana anterior a Roland Garros.
Por isso, Guga jogou apenas três torneios após a artroscopia no quadril direito, em fevereiro.
A ESPN International anunciou a transmissão de Roland Garros a partir das 10h30, mas não confirmou a exibição do jogo de Guga.


NA TV - Roland Garros, ao vivo, a partir das 10h30, na ESPN International



Texto Anterior: Basquete: Finalistas da NBA podem ser definidos hoje
Próximo Texto: Saretta perde para argentino
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.