São Paulo, segunda, 31 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Centroavante marca 50º com a camisa do clube, e estreante define o placar contra o Guarani na Vila Belmiro
Viola e Paulo Rink dão vitória ao Santos

FAUSTO SIQUEIRA
da Agência Folha, em Santos

Com um gol de Viola, o 50º do jogador com a camisa do clube, e outro do estreante Paulo Rink, o Santos bateu o Guarani por 2 a 0, em jogo fraco ontem na Vila Belmiro.
Depois de três partidas sem vitórias, o time terminou a segunda fase em primeiro lugar no Grupo 4, com 31 pontos. Apesar disso, não terá a vantagem do empate na fase semifinal contra o Palmeiras, segundo do Grupo 3, porque não conseguiu superar o rival (32 pontos) na classificação geral.
O Santos começou a partida exercendo marcação forte sobre o Guarani, fazendo muitas faltas e tentando neutralizar as jogadas ofensivas do rival no meio-campo.
Com essa estratégia, e conseguindo "roubar" bolas na intermediária, a equipe passou a dificultar a saída de bola do Guarani, a cercar o adversário em seu campo e a criar oportunidades de gol.
Logo aos 4min, após cobrança de escanteio, o zagueiro Argel quase abriu o placar ao cabecear a bola perto da trave. Aos 9min, Ânderson teve outra chance, ao receber passe de calcanhar de Alessandro.
O primeiro gol do Santos aconteceu aos 12min. Após receber lançamento de Jorginho, Viola invadiu a área, mas o zagueiro Serginho segurou o atacante pela camisa. Viola cobrou, no alto, à esquerda do goleiro Edervan, marcando seu 50º gol em 66 partidas pelo Santos.
O Guarani tentava ameaçar em lances ofensivos esporádicos. Aos 25min, o time de Campinas teve sua melhor chance no primeiro tempo, em um chute do meia Jefferson, da entrada da área.
Cinco minutos depois, o Santos marcou o segundo, em nova jogada de Viola. O atacante recebeu na intermediária e lançou Ânderson na direita, por cima da zaga.
O lateral foi à linha de fundo e cruzou na direção de Paulo Rink. De costas para o gol, Rink dominou, fez o giro sobre o zagueiro que o marcava e bateu de esquerda no canto esquerdo do goleiro.
"O mais importante foi poder presentear a torcida com um gol na estréia. Pela falta de entrosamento, estou satisfeito", avaliou o jogador, cedido pelo Bayer Leverkusen (Alemanha) para defender o Santos na fase decisiva do Paulista.
A partir dos 42min, as duas equipes ficaram com dez jogadores. Aos 40min, o zagueiro Andrei foi expulso por jogada violenta sobre o atacante Jajá. Aos 42min, foi a vez de o lateral Everaldo, do Guarani, que atingiu Alessandro.
No segundo tempo, a qualidade do jogo caiu muito, e o Guarani passou a pressionar. O Santos voltou desarticulado, errando passes, e o time de Campinas começou a criar consecutivas situações de gol.
O meia Renatinho desperdiçou três oportunidades, aos 6min, aos 8min e aos 12min. A melhor foi a segunda. Ânderson não conseguiu interceptar lançamento para o zagueiro Marinho, que, livre, dentro da área, tocou para Renatinho, também sem marcação. O meia errou o chute, tocando para fora.
O Santos só ameaçou marcar o terceiro gol aos 16min. Paulo Rink chutou de primeira na trave.
² SANTOS 2 Zetti; Ânderson, Argel, Andrei e Gustavo; Claudiomiro, Narciso, Jorginho (Caíco) e Paulo Rink (Rodrigo); Alessandro (Sugawara) e Viola
Técnico: Emerson Leão
GUARANI 0 Edervan; Marinho, Serginho e Marcelo Souza; Rafael, Renatinho, Joãozinho (Jocivalter), Jefferson e Everaldo; Jajá (Júlio César) e Rodrigo Jaú (Alexandre)
Técnico: Estevam Soares
² Local: estádio da Vila Belmiro, em Santos; Juiz: Roberto Garbini Filho; Renda e público: não divulgados; Cartões amarelos: Claudiomiro, Alessandro, Jorginho e Caíco (S); Joãozinho e Jefferson (G); Cartões vermelhos: Andrei (S) e Everaldo (G); Gols: Viola, aos 12min, e Paulo Rink, aos 30min do primeiro tempo





















Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.