São Paulo, domingo, 31 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Estado lidera a produção do ouro verde brasileiro

DO ENVIADO A RONDONÓPOLIS

O real valorizado e o clima seco não ajudaram nos últimos meses, mas a soja, puxada por Mato Grosso, segue como o motivo principal do vigor da balança comercial.
Na média, o Estado do Centro-Oeste respondeu por um quarto de toda a produção brasileira.
Nos últimos três anos, a produção mato-grossense sempre ultrapassou a barreira dos 10 milhões de toneladas. Dos dez municípios com as maiores colheitas do ano passado, sete são do Estado, que mistura sementes naturais com transgênicas.
A corrida pela soja em Mato Grosso -a área plantada em 2003 bateu nos 4,4 milhões de hectares- deixa o Estado com fama de ser o principal responsável pelo desmatamento da Amazônia. Os produtores locais contestam a informação e não se cansam de mostrar a riqueza que a sojicultura trás para o país.
Nos últimos dez anos, as exportações de soja injetaram mais de US$ 50 bilhões na economia brasileira.
Só que a ascensão praticamente contínua dos últimos anos sofreu um baque nos últimos meses. A queda nas cotações internacionais e a valorização do real devem fazer com que o valor das importações sofra queda de cerca de 10% em 2005. (PC)


Texto Anterior: Série C vira duelo das commodities
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Denílson consegue cidadania espanhola
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.