São Paulo, segunda, 31 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
A maior parte dos assistentes de Wanderley Luxemburgo na seleção brasileira deverá sair do clube paulista
CBF anuncia hoje "comissão corintiana'

e da Reportagem Local

O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, anuncia hoje, ao meio-dia, na choperia El Turf, na Gávea (zona sul do Rio), aquela que deverá ser a maior comissão técnica da seleção brasileira em todos os tempos.
De acordo com o novo treinador da seleção, Wanderley Luxemburgo, único que já assumiu o cargo, 15 profissionais deverão ser apresentados como seus auxiliares.
No dia 20, após se reunir com Teixeira durante toda a tarde na sede da entidade, no centro do Rio, Luxemburgo praticamente definiu a lista, que deverá contar com um consultor técnico, dois assistentes técnicos, um auxiliar técnico, um coordenador de seleções, dois preparadores físicos, dois médicos, um fisioterapeuta, um fisiologista, um preparador de goleiros, um psicólogo e dois massagistas.
O anúncio da nova comissão técnica foi inicialmente marcado para a última quinta-feira, mas, para não ofuscar as comemorações pelo título do Vasco na Taça Libertadores, foi transferido para hoje.
Embora Luxemburgo tenha afirmado no dia em que assumiu o cargo que não trabalharia com "patota", a grande maioria dos profissionais deverá sair da comissão técnica do Corinthians, clube que dirige atualmente.
O treinador terá a ajuda de um consultor técnico, uma espécie de conselheiro com larga experiência, que discutirá a tática da seleção, e ainda o auxílio de dois assistentes técnicos, que servirão como "espiões" -observando jogos de outras seleções e jogadores espalhados pelo Brasil.
Já o auxiliar técnico trabalhará com Luxemburgo em campo, nos treinamentos.
Valdir de Moraes, supervisor técnico do Corinthians, é o mais cotado para ser o consultor técnico, enquanto Candinho, técnico da Lusa, e Levir Culpi, do Cruzeiro, são os principais concorrentes às vagas de assistentes.
O auxiliar técnico também é outro profissional que deve vir da atual comissão do Corinthians: Oswaldo de Oliveira Filho, que já trabalhara com Luxemburgo no Santos, no ano passado.
Além desses, Luxemburgo disse que quer criar uma linha direta com todos os técnicos da primeira divisão do futebol brasileiro, realizando reuniões para ouvir críticas e sugestões e debater táticas.
Os médicos do Corinthians, Joaquim Grava, e do Flamengo, José Luis Runco, deverão chefiar o Departamento Médico da seleção.
Os preparadores físicos do Corinthians, Antônio Carlos da Silva Mello e Marcos Moura Teixeira, são os nomes mais fortes para assumir o mesmo cargo na seleção.
O segundo, sobrinho do presidente da CBF, poderá também ser anunciado como diretor de seleções, supervisionando, além do time principal, as equipes de base.
O fisiologista deverá ser Renato Lotufo, o preparador de goleiros, Paulo César Gusmão -ambos do Corinthians-, e o fisioterapeuta, Luiz Alberto Rosan, do Santos.
O cargo de psicólogo, outra novidade na comissão, deverá ser ocupado por uma mulher -provavelmente Suzy Fleury, com quem Luxemburgo já trabalhou no Palmeiras e no Santos, além do próprio Corinthians.
Um assistente social, que trabalhará com as divisões de base, também integrará o novo departamento de seleções.
Ricardo Teixeira deverá anunciar hoje os adversários da seleção brasileira nos amistosos agendados até o final do ano.
A estréia de Wanderley Luxemburgo deverá ser no dia 23 de setembro. Os locais que disputam a preferência de abrigar o amistoso são Brasília (DF) e São Luís (MA).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.