São Paulo, segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tite usa metáfora de namoro para acalmar equipe

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O técnico Tite teve atuação fundamental na vitória sofrida de ontem. Nervoso após tomar o primeiro gol, o time voltou mais calmo na etapa final e conseguiu virar o jogo.
O treinador afirmou que a conversa no intervalo mudou os ânimos dos jogadores.
"Após o gol, eles queriam fazer o segundo movimento sem fazer o primeiro," disse o treinador. E contou que utilizou uma metáfora para acalmar o time na etapa final.
"Falei no intervalo: 'Vocês casaram, mas tiveram que namorar antes. Namora antes, depois vai pedir para o pai. Tem que ter calma, dar o primeiro passe, tirar o peso excessivo de cima de vocês'."
Depois, o técnico teve ainda mais trabalho: a expulsão de Leandro Castán logo no começo do segundo tempo desorganizou o time taticamente. Tite resolveu o problema mudando apenas o posicionamento dos atletas.
Ralf passou a atuar na zaga. Paulinho recuou para a função de primeiro volante. Danilo teve que encostar nele para armar as jogadas.
"Eu fiquei gritando para que o atleta pudesse cumprir a [nova] função, porque senão ficaríamos muito vulneráveis", afirmou o treinador.
Outro que brilhou ontem foi Emerson. Como voltava de lesão, era recomendável que atuasse por até 30 minutos.
Acabou jogando o dobro e foi o nome da partida. "Ele foi contra os princípios físicos", afirmou Tite.
"Era o meu jogador mais agudo. Eu fiquei na dúvida [em escalá-lo], mas foi pela necessidade."
No próximo jogo, a zaga titular estará suspensa. Chicão deve ter uma chance. (AW)



Texto Anterior: Por um triz
Próximo Texto: Juca Kfouri: Virada à Fiel
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.