São Paulo, segunda-feira, 01 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Leitor quer saber se sexo sem penetração pode engravidar


JAIRO BOUER
especial para a Folha


"Minha namorada tomou pílula por mais de um ano. Agora ela parou, e sua menstruação está atrasada há sete dias. Uns 20 dias depois de terminar a cartelinha, tomamos um banho juntos. No banho, eu me masturbei, mas não houve penetração. Ela está com medo de ter ficado grávida. É possível?"

Resposta É quase impossível que sua namorada tenha engravidado sem que tenha ocorrido penetração. Os espermatozóides precisam ser depositados dentro da vagina para que fertilizem um óvulo. O mais provável é que sua namorada esteja passando por um ajuste hormonal depois de um ano de uso de pílula.
Em geral, a garota que usa as pílulas combinadas (estrógeno e progesterona) tem, todo mês, seu sangramento dois ou três dias depois que a cartelinha acaba. Se ela decide não tomar mais a pílula, o mais comum é que ela passe a ovular no ciclo seguinte e volte a menstruar cerca de um mês após o último sangramento.
No entanto, algumas garotas podem ter ciclos irregulares, e outras podem demorar um pouco mais para voltar ao ciclo normal. Se o atraso persistir, vale a pena marcar consulta com um ginecologista.
E já que ela parou de tomar a pílula, vocês já pensaram em que método vão adotar para que não tenham preocupações todo mês? Que tal um método que previna gravidez e DSTs? Camisinha é sempre uma boa opção.


Jairo Bouer, 34, é médico. Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou mande e-mail para jbouer@uol.com.br


Texto Anterior: Festival da web abre as inscrições
Próximo Texto: Freeway - Gustavo Ioschpe: Por que a escola não serve pra (quase) nada
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.