São Paulo, segunda-feira, 01 de novembro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

ESCUTA AQUI

ÁLVARO PEREIRA JÚNIOR - cby2k@uol.com.br

Não perca o grande filme "A Rede Social"

SEI QUE isso já foi dito aqui mesmo no Folhateen, mas peço licença para repetir: "A Rede Social", sobre a criação do Facebook, é um grande filme.
É um dos melhores filmes a que já assisti. É o melhor longa de 2010. Vi na semana passada em Los Angeles. Estreia dia 3/12 no Brasil. Não perca de jeito nenhum.
Baseado em fatos reais, com algumas concessões à ficção, "A Rede Social" conta como dois nerds de Harvard, a universidade mais tradicional dos EUA, inventaram o Facebook.
Um deles é brasileiro: Eduardo Saverin. O outro é Mark Zuckerberg, que o mundo reconhece como "o" cara do Facebook.
Na faculdade, Saverin era o único amigo do intragável Zuckerberg. Foi o brasileiro que deu os US$ 19 mil iniciais para fazer o site decolar. Foi também quem desenvolveu o algoritmo, a base matemática do software do Facebook.
Nada disso impediu que Zuckerberg, assim que o site se mostrou um sucesso, lhe desse um colossal pé na bunda, só resolvido anos depois nos tribunais (Saverin ganhou uma montanha de dinheiro, e seu nome voltou a aparecer no Facebook como um dos fundadores).
Sem melodrama nem concessões do tipo bonzinho-contra-mauzinho, o filme de David Fincher mostra que Saverin era o cara do bem, mas não tinha visão estratégica. E que Zuckerberg era mesmo o visionário da dupla, porém sem um pingo de caráter, escrúpulos ou compaixão.
Não há tempo para reparar em detalhes -posicionamento de câmera, luz, efeitos de edição. Frescura zero. Só a história interessa.
Os diálogos são precisos. Você esquece que está no cinema. E mergulha no universo do Facebook e seus criadores, gênios cheios de defeitos. Espetacular.

PLAYER

LEIA EM PAPEL
"BILIONÁRIOS POR ACASO", BEN MEZRICH
Enquanto o filme não vem, o livro sobre a criação do Facebook acaba de sair no Brasil.

OUÇA ON-LINE
INDIE 103.1
Minha rádio favorite voltou! Agora, só online: indie1031.com. De LA para o mundo.

DELETE
ARTISTAS MARRENTOS
Vim a LA entrevistar um que "pelamor". Talentoso, mas que máscara!


Texto Anterior: Novos em folha
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.