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São Paulo, segunda-feira, 01 de dezembro de 2003

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GAME ON

Reduzir os preços é a receita para ganhar mais

ANDRÉ VAISMAN
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Prova cabal de que, se baixar os preços e lançar bons jogos, a indústria ganhará fortunas: desde outubro, a Nintendo vem reduzindo o preço do GameCube. Até então, o console custava 199 na Europa. Baixaram para 99. Com isso, venderam dez vezes mais do que no mesmo período do ano passado. Nos Estados Unidos, com o novo preço, de US$ 99, as vendas quadruplicaram. Não parece simples? Além do que, um console é comprado por um jogador uma única vez. Depois disso, o cidadão é obrigado a comprar games ou a alugá-los. Ou seja, ganha-se na venda de jogos para o consumidor ou para as locadoras.
Para provar que a grana rola solta e com abundância, o PS2, que hoje sai por US$ 179 nos EUA, aumentou as vendas em 45% nas últimas três semanas.
E mesmo quem o povo julgava morto e enterrado volta com força total ao universo dos games. Assim como a Atari, que deixou de produzir consoles e focou seus esforços na produção de softwares, a Sega assume de vez sua vocação para criar games em vez de insistir no moribundo Dreamcast. Os donos do Sonic apostam que o melhor é criar games para Sony, Nintendo e Microsoft em vez de perder dinheiro tentando combatê-los.
Quem anda de cabelo em pé é o povo da Nokia. Eu mesmo falei maravilhas do N-Gage, seu portátil mil e uma funções. Mas, com o preço do aparelho, a péssima venda mostra que o povo quer jogar games, e não dinheiro pela janela.


Colaborou Fabio Silva

@ - gameon@folha.com.br



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