UOL


São Paulo, segunda-feira, 02 de junho de 2003

Próximo Texto | Índice

CARTAS

LEITORA ELOGIA TEXTO SOBRE SÍNDROME DO PÂNICO, E GAROTO LEMBRA A INFLUÊNCIA DE "TRON" EM 'MATRIX'

Pânico
"Quero parabenizar a repórter Fernanda Mena por sua excelente reportagem sobre a síndrome do pânico (ed. de 26/5). Sofro desse mal há oito meses, causado por estresse pós-traumático. Faço tratamento psiquiátrico, uso antidepressivos e calmantes, mas tive de interromper a faculdade e limitar a minha vida social por causa dos meus sintomas e fobias, que muitas vezes me impedem de sair de casa e de levar uma vida normal. Pretendo buscar ajuda nos locais indicados no texto. Fiquei muito feliz ao ler essa reportagem, pois foi mais um meio de ajudar a minha família e os leitores em geral a esclarecer os sintomas e fobias."
Vanessa Meneghim, 20 - São Paulo, SP

"Tron"
"Na reportagem que vocês fizeram sobre "Matrix", em que citam vários filmes que "tinham a ver" com ele, esqueceram-se de um filme que, em muitos aspectos, é parecidíssimo tanto com "Matrix" como com "Matrix Reloaded" (mais com o segundo). É o ótimo "Tron", de 1982, estralado por Jeff Bridges."
Gabriel Quireza Pinheiro, 21 - Franca, SP

"Matrix" e o "povinho"
"O comentário de Valter T. Yoshida Júnior, feito na edição de 26/5, me desagradou muito. Primeiro, ele diz que se irrita com a "avalanche de bobagens" que aparecem na mídia e no discurso dos fãs sobre a possibilidade de vivermos numa "matrix" (o que eu, particularmente, acho bem improvável). Logo em seguida, ele próprio concorda que "OK, é possível" estarmos numa "matrix". Ora, se é possível, então por que o tema não deve ser discutido? E o desdém pelo "povinho" ter descoberto apenas agora a possibilidade de estarmos vivendo algo que não é real, exposto na alegoria da caverna de Platão, é algo totalmente absurdo. Que eu saiba, ele não é o detentor do conhecimento. E uma frase do grande antropólogo Claude Lévi-Strauss, com uma pequena alteração, se encaixaria perfeitamente em você: "Povinho é aquele que acredita que existe povinho" (a frase original é: "Bárbaro é aquele que acredita na barbárie')."
Miguel Akira Y. Meiga, 18 - Londrina, PR

Tirando a máscara
"As aparências enganam, e como... Muito boa a coluna "Escuta Aqui" (ed. de 26/5), que tira a máscara de Michael Moore. Prova que nós somos sempre enganados pelas errôneas primeiras impressões que a mídia nos passa. Que atire a primeira pedra quem, de primeira, não achou que "a" nova pop do momento, Avril Lavigne, era realmente punk."
Verena Lima, 15 - Bauru, SP

Reggae raiz
"Achei muito inconvenientes as palavras de Cássio S. Carlos sobre a Tribo de Jah na coluna "Lançamentos" (ed. de 26/5). Primeiro, ele elogia, e muito (baba ovo mesmo), uma banda que nunca vi e sobre a qual nunca ouvi nada. E, depois, vem falar que é "cansativo" ouvir Tribo, uma música que fala de amor e prega a paz. Sei que ele é um profissional com opinião crítica. Agora, falar de uma banda que faz imenso sucesso há 15 anos não é para qualquer um! Desculpe-me, mas quem tem uma opinião dessas nunca ouviu ou não soube ouvir reggae raiz!"
Bruno Pereira - 17 - Mogi-Guaçu, SP



Próximo Texto: Folhateen indica
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.