UOL


São Paulo, segunda-feira, 02 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

"Tenho 18 anos e meu namorado tem 17. Ele me contou que já tinha tido experiências com outros homens. Não liguei! Nosso namoro era ótimo, mas o sexo não ia muito bem. Outro dia ele resolveu terminar comigo porque a atração por homens estava ficando mais forte. Estou péssima, angustiada e não consigo parar de imaginar cenas dele com outros caras. O que eu faço?"

É importante ir atrás da felicidade sem culpa

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

Há fases na vida que não são fáceis mesmo! A gente conhece uma pessoa, apaixona-se por ela, aprende a lidar com algumas diferenças e, por fim, estabelece uma relação. Essas relações permitem que cresçamos e aprendamos mais sobre nós mesmos e sobre o outro.
Em um namoro, a gente encara uma série de situações que nunca tinha imaginado. Seu namorado um dia chegou para você e avisou que já tinha tido experiências sexuais com outros caras. Você aceitou porque, provavelmente, gostava muito dele e não se importava tanto assim com esse passado.
Mas esse passado não estava tão passado assim. O garoto continuava a ter interesse por homens, a vida sexual de vocês não ia bem e, um dia, ele resolveu terminar porque a atração por outros caras estava ficando muito forte.
Ele foi bastante sincero o tempo todo. Ao começar o namoro, avisou que já tinha ficado com homens. Durante a relação, deu claros sinais de que sentia atração por meninos e, quando a situação ficou insustentável, ele resolveu terminar o namoro.
Mas por que ele namorou você? Foi maldade dele? Não! Em primeiro lugar, ele devia gostar de você. Depois, não dá para esquecer que ele é muito novo e, aos 17, alguns garotos têm mesmo dúvidas sobre o que sentem em relação ao próprio sexo e ao sexo oposto.
Agora você tem de parar de se preocupar com ele (que parece estar bem) e passar a se cuidar um pouco melhor. Você está sofrendo porque terminou uma relação com alguém de quem gostava muito. Você tem de entender que ele não terminou o namoro por sua causa. Tudo terminou por uma questão pessoal dele. Sem culpa ou responsabilidade sua!
Pare de se torturar e de ficar imaginando o que ele está fazendo ou deixando de fazer. Ele está procurando a felicidade dele. E você tem de achar a sua, ao lado de alguém que goste de você do jeito que você é. Um dia essa angústia e esse sofrimento passam, e você pode até se tornar uma superamiga do seu ex-namorado. Mas isso leva um tempo e você vai ter de ter um pouco de paciência! Se precisar, não hesite em procurar ajuda der um especialista (terapeuta) para deixar a barra mais tranquila para você.


Jairo Bouer, 37, é médico.
Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou para jbouer@uol.com.br



Texto Anterior: Sem sustos nem surpresas
Próximo Texto: + Saúde: Aparência é mais que saúde?
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.