São Paulo, segunda-feira, 02 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESCUTA AQUI

Som da dupla Thou reduz a pó corações apaixonados

ÁLVARO PEREIRA JÚNIOR
COLUNISTA DA FOLHA

Se alguma canção lançada em 2001 for mais "cool" do que "Plasticine", a faixa sete do novo álbum da dupla belga Thou, cartas para esta coluna, por favor.
"Plasticine" é a melhor amostra do que se tem dito sobre o Thou. Que é um encontro da languidez do Portishead com o Sonic Youth e suas guitarras em fogo. Que é o Beck que nem mesmo Beck consegue mais ser. Que é a melhor notícia para nossos corações pop desde o CD ao vivo do Portishead.
Acredite: é tudo verdade.
O álbum se chama "Put Us in Tune" e é o terceiro do Thou ("vós", em inglês; pronuncia-se, aproximadamente, "dáu"). Formam a dupla a cantora/organista Does de Wolf e o guitarrista/cantor Bart de Vincent.
Em torno deles, gravitam várias estrelas da galáxia roqueira/eletrônica/independente. Destaca-se o nome de John Parish, produtor de "Put Us in Tune" e guitarrista da banda da überdeusa PJ Harvey.
O álbum foi gravado nos estúdios do Portishead, em Bristol, sul da Inglaterra. E não só isso: além de ceder o espaço, o Portishead deu para o Thou várias fitas com bases rítmicas que nunca tinham sido aproveitadas. "Podem usar", foi a ordem. E que lindo uso se fez.
A música de abertura, "Kids Do Ride", é de uma beleza aterradora. Tem um clima de baixa tecnologia, parecido com o do grupo Sebadoh, mas muito mais melancólico. "London", canção número 11, deve ter sido concebida em algum lugar, bem claro, no céu.
Bart de Vincent explica que as músicas são em geral escritas em parceria, por ele e Does, a vocalista. E que os dois têm modos muito diferentes de compor. "Ela sempre começa com uma melodia ao piano, ou de uma melodia vocal e um arranjo, e eu tento costurar acordes por baixo disso tudo. No meu caso, parto desses acordes, e ela vem depois com uns arranjos bonitos."
Para quem acompanha o rock contemporâneo, as referências do Thou saltam aos ouvidos: além dos já citados Portishead, Sebadoh e Sonic Youth, há o Hooverphonic (outro grupo belga de trip hop), o Garbage e suas melodias lindas, mas sujas, o Curve, de vocais "cool" até a última molécula.
Com o dólar explodindo como está, seria uma afronta recomendar ao leitor que compre o CD importado. Mas é possível ouvir Thou pela internet, no site www.seethrubroadcasting.com.
Arrume as cobertas. Pense -ou toque- em quem você gosta. E entregue-se à música dilacerante do Thou.



Texto Anterior: Folhateen indica
Próximo Texto: Gringas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.