São Paulo, segunda-feira, 02 de julho de 2007

Próximo Texto | Índice

cinema

Em Londres com Harry

O Folhateen foi à pré-estréia mundial de "A Ordem da Fênix"; saiba tudo o que rolou por lá

Divulgação
Rupert Grint (Ron Weasley), Emma Watson (Hermione Granger)e Daniel Radcliffe (Harry Potter), antes da entrevista, em Londres


IVAN FINOTTI
ENVIADO ESPECIAL A LONDRES

Aqui vai a informação mais importante que saiu das entrevistas que o elenco e a equipe de "Harry Potter e a Ordem da Fênix" deram para a imprensa internacional na segunda-feira passada, em Londres, com presença da reportagem do Folhateen.
Um personagem não muito importante desse quinto filme irá desempenhar um papel crucial na sétima e última parte da história. Explicando: como se sabe, as versões cinematográficas de Harry Potter são resumidas em relação aos livros. Alguns personagens são cortados, outros perdem espaço, algumas cenas somem. De outra forma, os filmes durariam umas cinco horas cada um.
Assim, quando o roteirista Michael Goldenberg apresentou a primeira versão do roteiro para a autora JK Rowling, ela leu e disse: "Eu não cortaria esse personagem se fosse você. Porque você não vai conseguir fazer o sétimo filme sem ele".
Enquanto esperamos até o dia 11, lançamento mundial de "A Ordem da Fênix", para procurar essa figura na tela, saiba como funciona o lançamento de um filme da série. Para começar, cada escritório da Warner no mundo escolheu jornais e revistas de seu país. Do Brasil, foram sete: três TVs (MTV, Telecine e HBO), duas revistas ("Época" e "Set"), um site ("Omelete") e o Folhateen.
Já em Londres, jornalistas do mundo todo assistiram ao filme. O dia seguinte, segunda passada, foi dedicado às entrevistas para a imprensa escrita.
Os jornalistas foram levados de ônibus ao County Hall, uma espécie de tribunal antigo que hoje só é usado para eventos ou como galeria de arte. Estavam sendo exibidos ali mostras de "Star Wars" e do pintor surrealista Salvador Dali.
Primeiro aconteceu a entrevista coletiva de meia hora, já que nem todos os jornalistas tiveram direito às mesas-redondas com os astros. Na coletiva, estão dois produtores, o roteirista, o diretor David Yates e cinco atores: Daniel Radcliffe (Harry Potter), Rupert Grint (Ron Weasley), Emma Watson (Hermione Granger), Katie Leung (Cho Chang) e Evanna Lynch (que foi escolhida entre 15 mil fãs britânicas para viver Luna Lovegood no filme!).
As perguntas, é claro, foram quase todas para Daniel. Os adultos de vez em quando falavam alguma coisa. Evanna Lynch respondeu uma pergunta e Katie Leung, nenhuma.
Depois disso, os jornalistas foram divididos em grupos para as mesas-redondas. Quem entrava e saía das salas não eram os jornalistas, e sim os atores, que iam pulando de uma sala para outra a cada 15 minutos, nunca mais que isso. Saiba que o editor do seu caderno preferido ficou sentado ao lado de Daniel, Emma e Rupert, tão próximos que dava para ver as espinhas dos três escondidas pela maquiagem. Quando faltavam dois minutos para terminar cada entrevista, um assessor entrava e gritava: "Dois minutos!". Depois ele parecia de novo: "Última pergunta!". E aí acabou.

O jornalista IVAN FINOTTI viajou a Londres a convite da Warner Bros.


Próximo Texto: Cinema: Rupert, o amalucado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.