UOL


São Paulo, segunda-feira, 03 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O micróbio do frevo contra-ataca

De todos os projetos que se apresentam no Rec Beat nenhum é tão carnavalesco quanto o do ex-Cascabulho Silvério Pessoa. "Batidas Urbanas", disco que resultou do projeto Micróbio do Frevo -pesquisa de três anos sobre frevos obscuros compostos por Jackson do Pandeiro (1919-1982)-, é ambicioso e estarrecedor. Ao mesmo tempo em que deixa quase intactas as melodias de Jackson, todo o resto é desconstruído, torcido e revirado, usando bases eletrônicas, metais, guitarras e percussão.
O mais interessante é que esse é um disco todo amarrado. E além da música de Jackson, dá roupagem atual para outras canções tradicionais, tudo intercalado por vinhetas e composições do próprio Pessoa. "Usei o princípio da descontinuidade, que se vale de elementos diferentes, mas com algo implícito que liga tudo. É um disco que quer fugir da e transgredir a tradição", diz.
E a tradição é atacada por várias frentes diferentes, do rap ao drum'n'bass, passando pelo hardcore.


Texto Anterior: Bonsucesso tem samba só no nome
Próximo Texto: Lenine
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.