UOL


São Paulo, segunda-feira, 03 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

sexo e saúde

Proteja-se no Carnaval para curtir essa festa sem dor de cabeça

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

Opa! Estamos no meio do Carnaval e, a esta altura, ou você está se recuperando da balada das últimas noites, ou está se preparando para o que ainda vem pela frente. Pois esta coluna resolveu reunir dez mandamentos para você aproveitar melhor o resto da festa e não perder tempo esquentando a cabeça ou passando mal. Aí vão:
1-Beba com cuidado! Nada de exagerar e acabar perdendo o melhor da festa. O álcool tem um efeito inicial de estimulação. Se você exagera na dose, esse efeito é substituído por uma diminuição da atividade do cérebro (sono, perda de memória, crítica prejudicada, reflexos reduzidos etc.). O resultado final para você não é nada bom!
2-Se beber, não dirija carro, evite confusões e brigas, não nade em piscina ou no mar e não faça atividades que exijam maior concentração ou atenção.
3-Não misture tipos diferentes de bebida, não beba de barriga vazia e evite beber muito rápido. Isso tudo aumenta a chance de você ficar embriagado e de amarrar uma bela ressaca na manhã seguinte.
4-Beba muito líquido (água, sucos, refrigerantes) durante a festa. Quem bebe pouco líquido corre o risco de sofrer desidratação e de potencializar os efeitos do álcool.
5-Se beber, não use outras drogas, incluindo aí remédios que produzam alterações no seu organismo. A combinação do álcool com outra droga potencializa os efeitos das duas substâncias e traz perigos para sua saúde.
6-Cuidado com as drogas que circulam nas festas e bailes. Muitas delas têm procedência desconhecida e podem trazer problemas para você. Lembre-se: não há nenhum tipo de garantia quando você usa substâncias que não têm nenhum tipo de controle.
7-Em nenhuma hipótese ande armado. Festa e bebida não combinam com violência. Nada de faca, canivete, revólver. Deixe tudo isso longe de você e da sua turma. Use roupas leves, tênis confortáveis e curta o clima de descontração. Deixe raiva e mau humor em casa.
8-No dia seguinte, procure alimentos mais leves, capriche nos líquidos, tente dormir bem e não fique muitas horas no sol. O descanso é fundamental para que você possa manter o pique durante toda a festa.
9-Para ressaca, nada melhor do que descanso na cama, no quarto escuro, muito líquido e nada de barulho. Café pode ajudar. A ressaca é um sinal de que você bebeu de forma errada. Pense no que fez e não repita o erro.
10-Use camisinha! Não importa se você bebeu ou não, se você conhece a pessoa ou não, se você gosta da Kelly Key ou não. Na hora do vamos ver, para evitar preocupações, dores de cabeça ou qualquer tipo de ressaca moral, use camisinha.


Texto Anterior: Repressão ao tráfico on-line
Próximo Texto: científicas: Árvore sintética purifica o ar
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.