São Paulo, segunda-feira, 03 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ SEXO

Coluna sobre diferença de idade levanta discussão

DO COLUNISTA DA FOLHA

Na última semana, a nossa coluna respondeu a uma carta de um leitor de 21 anos que namorava uma garota de 13 e queria entender por que ela não estava a fim de transar com ele. Explicamos sobre as diferenças de idade e de experiências e da necessidade que a garota tinha de amadurecer antes de se decidir. A resposta gerou comentários bem diferentes.
A leitora "Marcela" diz: "Não acho que eles devam terminar o namoro. Tudo bem que eles estão em fases distintas da vida, porém, se eles se gostam, se amam e acham que podem ter um namoro legal, eles têm o direito de querer investir".
O leitor "São Francisco" discorda: "Não julgo normal que um adulto namore uma menina que mal entrou na puberdade. Não dá para julgar que ambos são adultos e que a diferença de idade não conta."
O psicólogo "Flavio" diz que "o texto foi útil para trabalhar o assunto com alguns de seus pacientes".
José Claudio Barros, da Fundação Abrinq, lembra que "o Código Penal estabelece que qualquer ato sexual praticado contra menores de 14 anos é considerado violência presumida, ou seja, independe do consentimento da jovem e prevê pena de dois a seis anos de prisão. O Código Penal visa proteger pessoas que estão em fase de desenvolvimento mental e ainda não possuem plena capacidade de discernimento". (JB)


Texto Anterior: Sexo e saúde - Jairo Bouer: Mudança de cidade abala o sexo do casal
Próximo Texto: 02 Neurônio: O que é bom sempre acaba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.