São Paulo, segunda-feira, 03 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música sem fronteiras

Conheça bandas que bombam em seus países, mas que ninguém ouve no Brasil

MAIRA GIOSA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Já imaginou morar em outro país e nunca ter ouvido falar de bandas como NX Zero ou Paralamas do Sucesso só porque eles cantam em português?
Pois é isso que acontece com os brasileiros em relação às bandas de outros países. Ou você conhece as bandas que estão bombando na Dinamarca e na Turquia, por exemplo?
Só que hoje, com a banda larga dando sopa, é mais fácil ficar por dentro do que rola nas rádios dos países mais inusitados.
E se você acha que algumas línguas são tão incompreensíveis que não são sonoras, talvez mude de ideia com as bandas de diferentes países e estilos musicais que o Folhateen separou nestas páginas.

KAIZERS ORCHESTRA
País: Noruega
Estilo: rock alternativo
Hits: "Di Grind", "Evig Pint" e "Enden Av November"
Site: www.kaizers.no
Cantando no dialeto bryne, é a primeira banda sem ser de black metal a cantar na própria língua e fazer sucesso fora da Escandinávia. Famosa pelas apresentações ao vivo, já ganhou o prêmio de Concerto do Ano do festival Roskilde, o mais importante do país, várias vezes.

NIK & JAY
País: Dinamarca
Estilo: rap, pop e eletrônico
Hits: "Hot!", "Boing", "En Dag Tilbage"
Site: www.nikogjay.dk
Niclas Petersen (Nik) e Jannik Thomsen (Jay) são rappers famosos nas rádios dinamarquesas: volta e meia estão no topo da parada ou recebendo prêmios locais, como o Nordic Music Awards e a escolha popular no Danish DeeJay Awards.

BEBE
País: Espanha
Estilo: pop, rap, flamenco e rock
Hits: "Malo", "La Bicha" e "Con Mis Manos"
Site: www.labebebellota.com
O nome de Nieves Rebolledo Vila, a Bebe, foi o mais buscado no Google da Espanha no ano passado. Em 2005, ganhou o Grammy Latino de artista revelação. Seu disco de estreia, "Pafuera Telarañas" (2004), ficou cem semanas no topo da parada espanhola.

PUYA
País: Porto Rico
Estilo: rap, metal, salsa, bomba e rumba
Hits: "Solo", "Oasis" e "Fundamental"
Site: www.puyapr.com
Foi convidado para tocar no Ozzfest de 1999 e dividiu o palco com Slipknot, além de abrir para Red Hot Chilli Peppers, Pantera, Iron Maiden e Sepultura. O terceiro disco, "Fundamental", recebeu um Billboard Latin Award de melhor álbum de rock-fusion.

TÉTÉ
País: França
Estilo: pop, jazz, folk e blues
Hits: "A La Faveur de L’Automne" e "Fils de Cham"
Site: www.youtube.com/user/teteTV
Nascido em Dakar, no Senegal, mas criado em Paris, o cantor Tété, 35, é conhecido como a versão francesa de Jeff Buckley. Com mais de meio milhão de cópias vendidas, esgotou os ingressos do The Olympia (famosa casa de shows) cinco vezes em um ano.

PINHANI
País: Turquia
Estilo: soft-rock e ritmos orientais
Hits: "Istanbul’da", "Hele Bi Gel" e "Beni Al"
Site: www.pinhani.com
Com melodias sofisticadas, guitarras quase limpas e toques levemente orientais, ganhou destaque quando "Hele Bi Gel" virou abertura de uma popular série de televisão turca. Desde então, enche estádios e excursiona por todo o país.


Texto Anterior: Sexo & Saúde - Jairo Bouer: Voto de castidade é uma decisão do casal?
Próximo Texto: O2 Neurônio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.