São Paulo, segunda, 3 de agosto de 1998

Texto Anterior | Índice

Garoto enfrenta o velho dilema do tamanho do seu pênis

JAIRO BOUER
especial para a Folha

"Tenho 18 e, desde que entrei na puberdade, notei que meu pênis não se desenvolvia como o dos meus colegas. Agora me sinto mal, pois ele é muito pequeno e fino. Tenho vergonha de não ter aquele certo volume no short. Quando fui a um urologista , ele me disse que meu pênis era normal. Quando ele está ereto, fica com uns 15 cm, mas, quando não está, é uma tristeza para mim. Existe tratamento?"
resposta Que tal o senhor jogar a régua fora e começar a curtir mais a sua vida? Saiba que 15 cm é uma medida absolutamente normal. Aliás, antes de a gente abandonar os números, não esqueça que a média do tamanho do pênis do brasileiro, em ereção, está entre 12 e 13 cm (menor do que uma caneta Bic sem tampinha). E pode apostar que o pessoal consegue se divertir bastante com esse tamanho.
Não há relação exata entre o tamanho do pênis fora da ereção e a medida que ele alcança ereto. Há muito cara com o pênis "pequeno e fino" que na ereção acaba ficando com o mesmo tamanho de pênis do que outros que tinham um certo "volume dentro do short". Depende muito da retração que os tecidos que formam o pênis têm em cada pessoa.
Além disso, o tamanho do pênis varia em determinadas situações. Em dias mais frios ele se retrai mais e acaba ficando menor. Com temperaturas mais altas, pode aumentar.
Que tal o senhor parar de se comparar com os outros e tentar enfrentar essas vergonhas? Parece que o problema não está no tamanho do pênis, mas sim nas suas encanações.


Jairo Bouer, 32, é médico. Se você tem dúvidas sobre Saúde, escreva para a Folha ou mande e-mail para jbouer@uol.com.br.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.