UOL


São Paulo, segunda-feira, 03 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ SAÚDE

Povo de academia abusa de suplementos alimentares

DO COLUNISTA DA FOLHA

Muitos frequentadores de academia estão tomando suplementos alimentares de modo inadequado. O desejo de adquirir músculos rapidamente leva ao uso equivocado dessas substâncias, muitas vezes sem orientação nenhuma.
O abuso de suplementos pode causar problemas digestivos, intoxicação, aumento de ácido úrico e maior risco de cálculos renais (pedras nos rins).
Pesquisa da Unifesp feita com 200 pessoas em academias de São Paulo mostra que 61% delas ingerem suplementos sem orientação médica ou nutricional. Metade dos consumidores os tomou por conta própria. Uma boa parte seguiu indicação de treinadores, que não estão habilitados para esse tipo de orientação.
Segundo a pesquisa, em 80% dos casos, a ingestão de suplementos é desnecessária. Boa parte dos consumidores de suplementos não soube responder para que eles são indicados e 11% disseram estar dispostos a utilizar anabolizantes (as famosas "bombas").
É sempre bom lembrar que o uso de suplementos alimentares para fins específicos (ganhar massa muscular, ter mais força para o exercício etc.) só deve ser feito sob orientação do especialista na área. Os anabolizantes têm, em geral, seu uso condenado em razão dos graves riscos para a saúde que eles podem acarretar. (JB)


Texto Anterior: Sexo e saúde - Jairo Bouer: Ansiedade pré-vestibular confunde escolhas
Próximo Texto: Científicas: Maior poluição, mais raios
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.