São Paulo, segunda-feira, 04 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SEXO & SAÚDE

JAIRO BOUER jbouer@uol.com.br

Carro exerce fascínio sobre jovens no país

NAS ÚLTIMAS semanas, episódios de acidentes graves de carro causados por menores de 18 anos apareceram nos noticiários. Mesmo sem poder guiar, alguns jovens conseguiram assumir a direção e causaram destruição e mortes. Mas por que isso acontece?
Para entender essa história seria preciso considerar alguns fatos. Para começar, o carro exerce um fascínio especial sobre os brasileiros. É só montar um estande de um modelo novo em um shopping ou em um aeroporto que, em poucos minutos, jovens e marmanjos ficam por ali babando.
Se para o adulto o carro novo é a realização de um desejo de consumo, para o jovem ele significa autonomia, liberdade para ir e vir, um objeto para impressionar as meninas e causar inveja nos amigos e um pé no acelerador para a entrada no mundo adulto, entre outras tantas motivações.
Se a gente juntar tudo isso com o desejo e o ímpeto do jovem em desafiar, em quebrar regras, em se arriscar e em mostrar para si mesmo que pode fazer coisas novas e ousadas, podemos começar a traçar um esboço mais claro dos motivos que levam os adolescentes a pressionar os pais para liberarem seus carros ou, ainda, a subtrair as chaves dos veículos familiares, sem a devida autorização, na calada da noite.
Dificuldade dos pais de colocar limites nos filhos e de impedir comportamentos imprudentes e, ainda, algumas doses a mais de bebidas alcoólicas tomadas pelos jovens ajudam a completar o perigoso quadro de menores de idade e carros.
Dá para entender, então, por que tantos jovens conseguem guiar carros sem terem a permissão legal para tanto? E dá para perceber, também, que sem experiência em conduzir, com ousadia de sobra e, ainda, com a diminuição nos reflexos provocada pelo álcool, as chances de um acidente acontecer são muito maiores?
Pense nisso!


Texto Anterior: Fim de feira
Próximo Texto: Os novos velhos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.