São Paulo, segunda-feira, 04 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PRINCESA DO GADO

NOVA VOZ DA VIOLA CAIPIRA, CANTORA TEEN PREPARA SEGUNDO DISCO

IURI DE CASTRO TÔRRES
DE SÃO PAULO

Bruna Kamphorst Villas Bôas tem nome de princesa, mas atitude de menina do povo. Aos 17 anos, a loirinha de Cuiabá entoa como gente grande clássicos do cancioneiro popular puxados pela suave melodia da viola caipira -é a Bruna Viola.
Sem deixar de admirar Luan Santana, Bruna presta reverência aos mestres Tião Carreiro e Pardinho.
Bonita e bem arrumada, Bruna tem sotaque e atitude fortes. A garota aposta em visual padrão: bota, camisa, cinto com fivelona e chapéu. Diferencia-se nos detalhes: muitos anéis e pulseiras.
"A viola é uma paixão desde criancinha, quando ouvia no sítio com meu bisavô", conta, em entrevista ao Folhateen no Sesc Pompeia (SP), onde se apresentou. Ela diz que aprendeu a tocar viola sozinha, aos seis anos, enquanto ouvia rádios AM.
Os amigos dela estranhavam o fato de uma garota tocar um instrumento "de velho", mas sempre a apoiaram. "Não sou de balada, prefiro ficar tocando minhas modas", diz Bruna, que é viciada em malhação (puxa peso até três horas por dia) e está no primeiro ano da faculdade de veterinária.
Bruna já tem um CD, que rendeu elogios de medalhões como Renato Teixeira e Almir Sater. No disco, o dedilhar das dez cordas em clássicos como "Moradia" ganha uma levada mais rápida e pop, marca da garota.
Para o segundo disco, que deve sair até o fim do ano, uma guinada ao mainstream -sai a viola e entra o sertanejo universitário. "Quero atingir um público maior, e esse gênero está na moda", justifica-se. "Mas minha paixão sempre será a viola."

MODA DE VIOLA

TIÃO CARREIRO E PARDINHO
"São meus ídolos desde que comecei a tocar viola" Música: "Pagode em Brasília"

RONALDO VIOLA
"Tem as modas mais gostosas da música" Música: "Eu, a Viola e Ela"

CREONE E BARRERITO
"São o dueto mais afinado da viola, adoro a voz deles" Música: "Avião das Nove"

CACIQUE E PAJÉ
"São pessoas maravilhosas e adoram meu trabalho" Música: "Boiadeiro do Mar"


Texto Anterior: Joguinhos de papel
Próximo Texto: Cansei de ser gringo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.