UOL


São Paulo, segunda-feira, 04 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

As estranhas reações do corpo na hora do prazer

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

"Tenho 16 anos e tive minha primeira transa há uma semana. Acho que não atingi o orgasmo. Tive um certo prazer, um incômodo e uma estranha sensação, muito parecida com a vontade de urinar. Hoje, enquanto me masturbava, tive essa sensação de novo e, dessa vez, não segurei. Saiu um líquido que não parecia urina. Que líquido é esse? Tenho medo de que isso aconteça de novo em uma transa e eu não consiga segurar."

Quando a gente inaugura a vida sexual, uma série de dúvidas pode aparecer. É natural que sensações e emoções ainda desconhecidas provoquem medos e inseguranças. Faz parte.
Boa parte das garotas não consegue mesmo chegar ao orgasmo em uma primeira relação sexual. A garota está tensa, ansiosa, não consegue relaxar, fica mais preocupada em controlar o que está acontecendo do que em relaxar.
Também é comum que, na primeira vez, a menina sinta algum grau de desconforto. A vagina não dilata tanto, a lubrificação não é a mais adequada e o rompimento do hímen pode provocar um pouquinho de dor.
Mesmo que você não tenha chegado ao orgasmo, sentiu um certo prazer na sua primeira vez. Quando o prazer vai crescendo durante a transa, ele pode fazer com que a mulher chegue ao orgasmo. Quando a mulher sente prazer, sua vagina produz alguns líquidos. São esses líquidos que lubrificam ainda mais a vagina e que facilitam a penetração. Durante e depois da relação sexual, uma parte desses líquidos pode sair pela vagina. Não precisa se preocupar em segurar isso. É normal que eles apareçam, e seu namorado já deve saber disso.
Não precisa ter vergonha dessa história. É um sinal de que a transa está prazerosa.
Mas será que é esse o líquido que saiu do seu corpo? Provavelmente sim! Mas existe uma outra possibilidade, essa não tão comum e nem aceita por todos os médicos, que é a "ejaculação feminina". Nessa situação, em casos de prazer mais intenso, a mulher liberaria um líquido incolor pela uretra (o mesmo orifício pelo qual sai a urina). Esse líquido sairia em pequenos jatos, em um movimento semelhante ao da ejaculação masculina.
Quanto à vontade de urinar depois de uma relação sexual, ela pode acontecer. A vagina e o colo do útero estão muito próximos à bexiga, que pode ser estimulada indiretamente durante a transa. Essa vontade de ir ao banheiro é mais frequente nas primeiras vezes.
Só não vale se acanhar e ficar com vergonha das reações naturais do seu corpo. Lembre-se de que você precisa estar confortável e tranquila para poder chegar ao orgasmo. Que tal uma conversa sobre esses assuntos com seu ginecologista?


Texto Anterior: Indianas viram escravas do sexo
Próximo Texto: + sexo: Internet pode levar a sexo de risco, segundo pesquisa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.