São Paulo, segunda-feira, 05 de janeiro de 2004

Próximo Texto | Índice

CARTAS

GAROTA DEFENDE O COLDPLAY, E LEITORA QUERIA MAIS BRASILEIROS ENTRE OS MELHORES DO ANO

Neonazistas
"Gostaria de parabenizar o Álvaro Pereira Júnior pela coluna de 15/12. Porém discordo dele. O movimento punk é muito heterogêneo para ser reduzido como "butique". No modo de produção capitalista, a tendência é "tudo" se transformar em mercadoria, mas isso não invalida a identificação de muitas pessoas com a rebeldia punk, que sempre fez a crítica ao poder e a suas formas de opressão. Com relação ao movimento skinhead, acredito que tenham ocorrido simplificações. Na Inglaterra, esse movimento surgiu sem envolvimento político (apesar de, originalmente, a maioria dos integrantes dele se declarar socialista) e ligado musicalmente ao ska jamaicano, promovendo um encontro cultural muito instigante. A imprensa brasileira deveria classificar de neonazistas esses assassinos de Mogi das Cruzes, pois o universo skinhead também é heterogêneo."
Alexandre Vizzotto, 24 - São Paulo, SP

O talento do Coldplay
"Estou escrevendo para reclamar do comentário do Álvaro Pereira Júnior sobre o Coldplay (ed. de 22/12). O show deles é muito bom, e suas músicas não são cópias das do Radiohead. São mil vezes melhores! Eles são artistas com muito talento, que cantam, tocam e escrevem de verdade. Eu também queria pedir a vocês do Folhateen que fizessem uma reportagem sobre o Red Hot Chili Peppers. Os caras completaram 20 anos de carreira e ainda estão com tudo, principalmente o Anthony Kiedis. E vocês também poderiam escrever sobre o Nirvana, né?!"
Mariana Pereira Vilas Boas - Jandira, SP

Bem Brasil
"Como brasileira e como mãe de adolescentes brasileiros, venho pedir a vocês que, no ano que vem, façam duas listas de "favoritos", assim como é feito com livros, por exemplo. Uma lista de "favoritos internacionais" e outra de "favoritos nacionais". Isso porque as crianças devem ter amor pelo que é feito em seu país. E vocês ensinam que só 20% do que se faz aqui é bom..."
Lais de Souza Aranha - São Paulo, SP

O futuro do hip hop
"O hip hop é, sem dúvida, incrível. Tão incrível que um de seus maiores nomes, Andre 3000, disse que acha que ele está morto. Com certeza, Andre não ouviu o seu próprio CD, que é, sem dúvida, um dos melhores da história. "The Love Below" é sensacional e o "Speakerboxxx" é tão bom quanto. Mas o futuro não é trágico. Se o Andre se acalmar e olhar para o lado, perceberá que existe solução (Missy Eliott, Neptunes, Eminem, Alicia Keys) para esse que é o ritmo pai de todos os descendentes de ébano. O futuro do hip hop não poderia ser melhor, e o tempo vai confirmar isso!"
Andy Gonçalvez - São Paulo, SP

Pseudo-homens
"Ao Arthur Carvalho, subscritor da carta publicada no Folhateen em 22/12, quero dizer -sem pretensão nenhuma de entrar no mérito dessa questão absolutamente fútil acerca de "pseudomodernos" e "pseudomodernas'- que pior que tudo são os pseudo-homens, que ainda usam expressões tais como "malcomidas".
Joana B. Soares, 29 - Bragança Paulista,SP



Próximo Texto: Folhateen indica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.