UOL


São Paulo, segunda-feira, 05 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTANTE

Um texto clássico do teatro de Shakespeare transformado em romance

LUÍS AUGUSTO FISCHER
COLUNISTA DA FOLHA

Certas obras de arte têm o poder de entrar para a corrente sanguínea da cultura. Agora mesmo, por causa da invasão do Iraque, muita gente lembrou o quadro "Guernica", de Picasso, que o genial espanhol pintou como um desabafo pelo bombardeio das forças nazistas contra uma aldeia de seu país.
Um artista com capacidade ainda superior foi William Shakespeare (1564-1616), de quem todo mundo já ouviu falar, mesmo sem ter lido ou visto no palco ou na tela. Suas criações permanecem na nossa visão de mundo.
Uma delas, "Hamlet", ganhou novo sopro de vida por aqui: Fernando Nuno traduziu de novo o clássico. Dispôs o texto como romance, não como teatro. Assim, a gente lê mais rápido a história do príncipe Hamlet, cuja vida é desgraçada por episódios sucessivos de horror: a morte de seu pai, rei da Dinamarca; o casamento da mãe com seu tio, que vira rei; a descoberta de que a morte do pai foi tramada pelo tio e a loucura de Ofélia, sua amada.
O príncipe resolve vingar a morte do pai e passa por momentos de angustiante dúvida, em que pronuncia a famosa frase: "Ser ou não ser, esta é a questão" (na tradução de Nuno).


"Hamlet"
Autor: William Shakespeare
Editora: Objetiva
Contato: 0/xx/21/2556-7842
Quanto: R$ 25,90



Texto Anterior: Folhateen explica: As propostas de mudanças nas leis sobre impostos e aposentadorias
Próximo Texto: Orelha
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.