São Paulo, segunda-feira, 05 de junho de 2006

Texto Anterior | Índice

escuta aqui

Álvaro Pereira Júnior

Novos que valem a pena

EM NOVA YORK, a dupla Sunn0))) (pronuncia-se "san") leva o heavy metal a sua última fronteira: a da música de vanguarda. Influenciados por compositores minimalistas como Steve Reich, os Sunn0))) tocam em clubes onde normalmente uma banda de metal não se apresentaria nem em sonho. Em alguns casos, a primeira troca de acorde acontece só depois dos quatro minutos de música. O volume é 150% acima do suportável por seres humanos normais.
Mas, segundo um artigo recente da revista do "New York Times", o Sunn0))) ainda não representa o auge da ousadia metálica. Esse mérito fica para a banda japonesa Boris.
O grupo tem dois estilos. Quando um álbum traz o nome da banda escrito Boris, é de metal mais tradicional. Quando o nome vem em caixa alta, BORIS, o disco é do tipo experimental.
O indie rock abre espaço para o... sapateado! Sim, a banda Tilly and the Wall, de Omaha, faz rock independente com texturas folk, e seus músicos sapateiam em todas as canções. Nunca imaginei que faria um elogio a algo que envolvesse sapateado. Agora já fiz. Dica do amigo Zeca Camargo.
No Brasil, tudo certo nos shows do Montage, trio cearense de electro-rock (espero que eles concordem com a definição). Daniel Peixoto, o vocalista do grupo, figura andrógina, é um furacão no palco. De camisola de renda, shortinho feminino e meia-calça por baixo, Daniel, mix de Iggy Pop com Brian Molko, consumiu até a última molécula de ATP de seu organismo em um show domingo retrasado em São Paulo. Não menos que impressionante.
No mundo das bandas mais estabelecidas, a grande notícia, para "Escuta Aqui", é que os Killers, de Las Vegas, estão gravando disco novo com os produtores Alan Moulder (Nine Inch Nails, U2) e Flood (Depeche Mode, U2).
Brendon Flowers, vocalista, disse à revista "Blender" que o som vai mudar um pouco, agora menos influenciado por grupos ingleses dos anos 80. "O estilo ainda é Killers, só que com mais sentimento."

CD PLAYER

PLAY: YEAH YEAH YEAHS NO BRASIL ///
Lúcio Ribero anuncia na Ilustrada a vinda da banda para o Tim Festival. Tomara que toquem todo o disco novo, sensacional.

PLAY: "AT WAR WITH THE MYSTICS", FLAMING LIPS ///
Tinha dado Pause para esse álbum e retiro o que escrevi. É uma maravilha psicodélica, que pede para ser ouvida várias vezes.

EJECT: "ESCUTA AQUI" ENCOLHIDA ///
Depois da reforma gráfica, não me sinto escrevendo uma coluna, e sim um haicai. Haja poder de síntese.

E-mail: cby2k@uol.com.br


Texto Anterior: Crítica: Freak show
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.