São Paulo, segunda-feira, 05 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Dupla de drum'n'bass Drumagick, formada na periferia de São Paulo, ganha a Europa usando timbres brasileiros

Samba'n'bass

DA REPORTAGEM LOCAL

O samba rock e o drum'n'bass caminham juntos. Pelo menos no Brasil. Em praticamente todos os lançamentos recentes do estilo -como os discos de Marky e XRS e Patife-, o samba com o suingue do rock tem presença garantida. O segundo álbum da Drumagick, dupla formada, em meados dos anos 90, pelos irmãos Guilherme Lopes, 22, e JrDeep, 26, comprova a tese.
"Checkmate!" conta com duas faixas que usam trechos de "Beco sem Saída", de Sílvio César, e "Luiza Manequim", de Abílio Manoel, ambas dos anos 70, época em que o estilo reinava em bairros da periferia de São Paulo, como Campo Limpo (zona sul), onde o duo iniciou o trabalho com música.
"Começamos usando softwares amadores para criar vinhetas em rádios piratas. A maioria dos DJs que surgiram entre 90 e 94 tocava em rádios comunitárias, piratas ou em equipes de som que faziam festas. A gente tocava jungle [estilo anterior ao drum'n'bass] numa rádio. Em 97, já tínhamos nossa primeira demo, que distribuímos para DJs, como Marky, Andy e Patife. Ficamos conhecidos", conta Guilherme.
Mas o que tinha força na área era o hip hop e a house music. O samba rock só passou a ser obrigatório recentemente.
"Até alguns anos atrás, a música brasileira não era presente na minha vida. Com o tempo, começamos a querer ouvir coisas novas para nós. Acabei tendo contato com a música brasileira e fiquei interessado. Hoje, é uma das nossas marcas: misturar texturas de timbres brasileiros e criar d'n'b."
Com a mistura dando samba, literalmente, o grupo se viu ganhando espaço fora do país. Na Inglaterra, no ano passado, foram lançadas 13 músicas do Drumagick, e o duo embarcou numa turnê européia no início do ano. "A estrutura da música brasileira no d'n'b é sempre muito bem recebida na Europa." (LEANDRO FORTINO)

Texto Anterior: CD Player
Próximo Texto: DVD ensina o básico do d'n'b
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.