São Paulo, segunda-feira, 05 de julho de 2004

Texto Anterior | Índice

BALÃO

Um mouse na mão, uma idéia na cabeça

DIEGO ASSIS

Foi-se o tempo em que os dois melhores amigos do desenhista eram lápis e papel. A dupla coroação de Samuel Casal, 30, como melhor desenhista nacional e melhor ilustrador do 16º Troféu HQ Mix, que será entregue amanhã, às 20h, no Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, Água Branca, SP, tel. 0/xx/11/3022-2783), é a prova indiscutível disso. As ferramentas de Casal, que além da Folha publica no "Diário Catarinense" e em revistas da Abril, são um mouse e um software de computador (Free Hand). "Desenvolvi essa técnica por ter trabalhado sempre em redações, onde o tempo é sempre algo complicado", conta ele, que nasceu em Caxias do Sul, mas hoje vive em Floripa. "O que faço é interpretar as ferramentas do computador de forma diferente: não tento fazer como se estivesse desenhando a mão."
Apesar do tempo de cancha, Casal poderia se passar por um desconhecido poucos anos atrás. Foi a revista "Front" -ela própria vencedora de dois HQ Mix- que guiou os olhos do público e até dos próprios artistas para a curiosa mistura de xilogravura e alta tecnologia de seus desenhos.
Seus trabalhos também estão no fanzine em pdf "Xerocs Porcoration" (www.vidabesta.com/xerocs), que realiza com Galvão e Artur de Carvalho. Atualmente em sua 3ª edição, já foi baixado por "um número infinito de pessoas" e, adivinhe, levou o HQ Mix do ano na categoria fanzine!

É pique!

Parabéns para a "Balão"! Não, quem faz aniversário e recebe homenagem especial amanhã no HQ Mix não é a coluna, mas a pioneiríssima revista alternativa "Balão", criada há exatos 30 anos nos porões da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Quem fazia? Gente como Luiz Gê, Laerte, Angeli, Paulo e Chico Caruso... "Pouca" coisa!


@ - balao@folha.com.br


Texto Anterior: 02 Neurônio: É tudo culpa do Morrissey e dos Beastie Boys!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.