São Paulo, segunda-feira, 05 de agosto de 2002

Próximo Texto | Índice

CARTAS

LEITORES QUESTIONAM O SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO; GAROTA PROTESTA CONTRA AS NOVIDADES DO POP TEEN

Alistamento voluntário
"Foi bom ler a reportagem "Adeus às armas" (ed. de 29/7), sobre o alistamento militar no Brasil, pois esse é um assunto que diz respeito a todos nós, homens. Apesar de vivermos numa democracia, o alistamento ainda é obrigatório. Isso faz com que muitos garotos que não querem servir acabem tirando a vaga de outros que têm interesse. Enfim, o alistamento opcional traria benefícios a todos!"
Bruno M. de Oliveira, 17 - Guaratinguetá, SP

Contra a obrigatoriedade
"É vergonhoso um país como o Brasil ter serviço militar obrigatório. O serviço militar, por oferecer salário garantido, deveria ser aberto a todos que o quiserem, pois temos milhões de desempregados que procuram diariamente um emprego e não o encontram. Além disso, um processo de seleção aberto escolheria aqueles que querem ser militares. Um amigo meu já passou por esse processo e viu dezenas de pessoas chorando por terem sido escolhidas contra a própria vontade e dezenas chorando por não terem sido escolhidas."
Rodrigo Pereira de Castro, 17 - São Paulo, SP

Dispensa de recrutas
"Gostei da reportagem "Adeus às armas" (ed. de 29/7). Só queria que o Folhateen fosse mais a fundo no que diz respeito à estrutura do Exército brasileiro. O presidente Fernando Henrique Cardoso declarou que dispensará muitos recrutas neste ano, e isso é sinal de recessão no país. O pior é que, de tão fraco que anda o poder público, o Exército brasileiro passaria vergonha se fosse convocado para enfrentar o crime organizado."
Valdir ÓliverSon - por e-mail

Avril pegou pesado
"Nossa! Essa Avril [Lavigne] pegou pesado na ed. de 29/7. Que grosseria! A Britney [Spears] é tudo, quer ela queira quer não."
Karina Alencar - São Paulo, SP

Resposta ao preconceito
"Lendo o Folhateen (ed. de 29/7), fiquei abismada ao perceber que vocês preferiram falar das novas cantoras americanas que daqui a pouco vão encher de tanto aparecer na MTV e, mais uma vez, dessas porcarias de bandas de rock psicodélico a falar de bandas brasileiras... Há um monte de bandas legais independentes que as pessoas não conhecem por falta de apoio da mídia, e vocês perdem tempo falando de bandas estrangeiras? Sem palavras... Mas já que sei que o senhor Álvaro Pereira Júnior não parará nunca de escrever sobre bandas como o A-Ha, pelo menos falem um pouco mais de hardcore e de punk rock no caderno, lembrando que Raimundos e CPM 22 não são as únicas bandas que fazem esse estilo de música."
Maíra Valletta de Assis, 14 - por e-mail

Quais mulheres?
"Sobre a carta da leitora Maria Isabel de Paiva Lopes (ed. de 29/7), sugiro que ela se dedique a ouvir com atenção o novo CD do Racionais. Ela verá que não se trata de crítica ou agressividade contra as mulheres de maneira geral, mas contra um "certo tipo de mulher': a mulher vulgar, ardilosa e gananciosa, que acaba alimentando o preconceito em relação a todas as mulheres."
Isabel Rebelo Roque - por e-mail



Próximo Texto: Destaque
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.