São Paulo, segunda-feira, 05 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

JAIRO BOUER

COLUNISTA DA FOLHA

"Tenho 19 anos, sou virgem e encontrei alguém com quem quero transar. Tenho medo de transar só com camisinha. Minha mãe não aceita que eu tenha uma relação antes do casamento e não quer que eu tome pílula. Estou com medo. Entrei no período de ovulação e estou com receio de que aconteça algo entre mim e meu namorado."

Objeção dos pais não é desculpa para ausência de proteção

Legal você ter escrito para tirar suas dúvidas antes de ter sua primeira transa. Vamos ao fundamental: hoje em dia ninguém deve começar a transar sem estar protegido contra as DSTs e a Aids. Elas são um perigo real que ameaça a saúde de todos nós. Por isso não dá para esquecer a camisinha nunca. Do mesmo jeito que a gente precisa de passaporte para viajar para o exterior, a gente precisa de camisinha para as "viagens" íntimas.
A camisinha usada de forma regular e colocada de maneira correta também é um método importante na prevenção de uma gravidez indesejada. Mas ela tem de ser usada em todas as transas desde o início. Nada dessa história de ficar brincando um tempão e só colocar a camisinha momentos antes da ejaculação. Isso pode levar a acidentes de percurso.
Aprenda junto com seu namorado o jeito correto de colocar a camisinha. É só comprar um preservativo com selo de garantia no Inmetro, conservá-lo em local protegido do sol, tomar cuidado no momento de abrir a embalagem (para evitar danos ao látex), não deixar sobrar ar dentro do preservativo e desenrolar a proteção da glande do pênis até a sua base.
A pílula é um dos melhores recursos para quem quer evitar a gravidez indesejada (se usada corretamente, tem margem de segurança superior a 99%) e pode ser associada ao uso da camisinha. O uso da pílula, bem como seus possíveis efeitos indesejados, é um assunto a ser discutido com seu ginecologista.
A pílula pode conferir uma segurança ainda maior para quem usa camisinha. Você só precisa resolver com seu médico se precisa dessa proteção adicional. Se estiver tomando pílula, não precisa se preocupar com o período fértil, que corresponde mais ou menos ao meio do seu ciclo (quando acontece a ovulação).
Mas seu maior problema parece ser a objeção da sua mãe ao início da sua vida sexual. Lembre-se de que, para começar, você tem de ter autonomia de vôo, ou seja, precisa tomar conta da sua vida e se responsabilizar pelo que está fazendo. Nada de falar que não usou camisinha ou não tomou pílula porque sua mãe não deixou. Que sua mãe não deixa a gente já sabe! Mas é você quem vai assumir sua vida, quem vai se cuidar e se proteger.
Às vezes, nós temos de tomar decisões que vão contra a opinião e a posição dos nossos pais. Se a gente sabe bem o que está fazendo, acaba amadurecendo, e fica muito mais fácil ter autonomia. Com o tempo, a maioria dos pais pode até não concordar, mas acaba aprendendo a respeitar a posição dos filhos.
Só procure ter certeza de que está pronta para dar esse passo e arcar com suas responsabilidades. Se estiver, vai ser mais fácil do que você imagina.



Texto Anterior: Game simula show business
Próximo Texto: Científicas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.