São Paulo, segunda-feira, 05 de setembro de 2005

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02 NEURÔNIO

Pequenas alegrias vendem desodorante

JÔ HALLACK
NINA LEMOS
RAQ AFFONSO


Encontre os amigos. Beije seu filho. Role pela espuma do mar. Colha mais flores. O mundo publicitário criou um novo e irritante discurso. O de que precisamos aproveitar cada dia, viver a vida com leveza e sentir prazer nas pequenas coisas. "Comprando, é claro, Dentaflex, o fixador de dentaduras que transforma o seu sorriso." Abrace mais passantes, dizem eles. E logo emendam: "Mas não se esqueça de usar Preto no Branco, o sabão em pó que lava de verdade".
E dá-lhe anúncio apregoando a felicidade sem necessidade de bens de consumo. Dá-lhe propaganda dizendo que o bom da vida mesmo é reunir-se com os entes queridos. Dá-lhe outdoor falando que você devia mesmo é largar tudo e ir tomar um banho de cachoeira. Com o seu super-jipe com GPS, vidro blindado e tração nas quatro rodas. Nem os seqüestradores vão conseguir estragar o seu passeio!
São bonitas, essas campanhas. Também achamos que o que se leva desta vida é o amor dos amigos. E que deveríamos correr pela grama com pés descalços com mais freqüência, apesar das formigas. Mas raramente conseguimos alcançar essa simplicidade. Queríamos sorrir só porque está ventando. Só que temos muitos problemas imaginários de estimação.
Mas depois de assistirmos a mais uma propaganda dizendo que o melhor da vida é ver estrelas cadentes, nos lembramos que, por trás desse novo discurso, existem as mesmas velhas idéias. Eles, os publicitários, dizem que um abraço é o melhor remédio. Mas seus anunciantes se negam a pagar aquele tratamento de câncer porque você não leu uma cláusula em letras minúsculas que citava a exceção número 838328292. Eles, os publicitários, dizem que melhor do que o trabalho é passar a noite no bar com os amigos. Só que pagando com o cartão de crédito Mais Mais. E depois você é apresentado aos juros. Os banqueiros não sorriem porque viram uma estrela no céu. Eles sorriem com seus balançantes.
Vivemos num mundo cínico.
E, mesmo assim, nós queremos mais cometas.

Momentos de histeria

"A nossa vida não é um anúncio de cosméticos feito com nutrientes naturais"


@ - 02neuronio@uol.com.br

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