São Paulo, segunda-feira, 06 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O2 neurônio

Jô Hallack
Nina Lemos
Raq Affonso


Gordinho nerd versus canalha gostosão

O que vocês preferem? Um gordinho nerd ou um canalha gostosão? Com quem seria melhor conviver? Quem você gostaria de ter por perto? Um é tímido, o outro se acha. A gente prefere o nerd, é claro. Teoricamente, não convidaríamos um canalha nem para um café. O problema é quando ele está disfarçado, principalmente de homem-do-rock ou de homem-bem-vestido-cool. Aí, a gente convida até para mais coisas do que um café.
Não somos as únicas. Em geral, qualquer um pode preferir um idiota gostoso a um feio de bom coração. Por que será que ninguém gosta dos bonzinhos feios?
Essa dúvida começou na semana passada, no dia do paredão -sim, do "Big Brother", somos cafonas- entre Agustinho e Daniel Saullo. Um entrou no programa por sorteio. O outro, ex-modelo, provavelmente entrou porque era bonito. Os moradores da casa são sempre ex-modelos ou futuros gostosos. Isso garante audiência e clima de pegação. Já os que nunca serão convidados para posar pelados têm que contar com a sorte. Lá chegando, um ficou quieto. O outro ficou com uma menina, partiu seu coração e ficou com outra, bem na frente dela.
Ficamos em dúvida sobre a opinião do mundo, no caso, a audiência da TV Globo, sobre esses dois estereótipos. Uma de nós, descrente com a raça humana, sofreu por antecipação com a saída imaginária do Agustinho do programa. E olha que ela odeia "BBB". Enquanto isso, a outra, tomada por otimismo, acreditou que o canalha ia pagar pela sua canalhice. O cachorrão foi eliminado, mas disse que foi "válido". Afinal, ele está se achando o gostosão do Bairro Peixoto. E vai ganhar muita grana freqüentando eventos. E vai posar pelado.
Acontece que os julgamentos que fazemos com tanta clareza em momentos clichês como o de um "Big Brother" não funcionam na vida real. Quantas vezes não preferimos alguém por causa da roupa que usa ou a casa que mora? E quantos gordinhos tímidos não deixamos de lado por puro preconceito?
Ou por preguiça de perguntar o que ele pensa do mundo? Pelo menos no "BBB", a vitória é dos nerds. Por enquanto.


@ - 02neuronio@uol.com.br

Texto Anterior: Música: Iniciação pelo rock
Próximo Texto: Esporte: Beijos no asfalto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.