São Paulo, segunda-feira, 06 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ciência

ETs no seu computador

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Você não precisa trabalhar na Nasa para ajudar na busca por vida inteligente fora da Terra. Não só para entrar no Orkut serve um computador: que tal deixar o seu procurando por extraterrestres enquanto você toma banho ou conversa ao telefone?
Civilizações avançadas poderiam utilizar ondas de rádio para se comunicar. Para captar esses sinais, existem radiotelescópios como o de Arecibo, em Porto Rico, uma antena parabólica com 305 metros de diâmetro. Mas analisar esses dados demanda uma capacidade computacional enorme.
Para resolver isso, desde 1999 você pode emprestar ao projeto Seti@home (setiathome.berkeley.edu) o tempo ocioso de processamento do seu computador pessoal, basta instalar um programa.
Além de receber, enviamos ondas. Em tese, nada impede que, tendo tecnologia, algum ET veja, vá lá, nossas novelas. Mas seria um pouco "Vale a Pena Ver de Novo", porque ondas demoram para viajar.


Texto Anterior: Ciência: Tem alguém aí?
Próximo Texto: Forçando os limites
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.