São Paulo, segunda-feira, 06 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

Escolha a camisinha de acordo com o seu tamanho

"Gostaria de saber se o tamanho das camisinhas é padronizado ou se existem preservativos de diferentes tamanhos? Onde posso encontrá-los?"

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

Há muita gente escrevendo nas últimas semanas para cá que quer ter informações sobre o tamanho dos preservativos. Boa notícia: existem neste momento pelos menos três tamanhos de preservativo à venda aqui no Brasil.
Durante muito tempo, só houve um tamanho de camisinha no Brasil. É o tamanho padrão, com um comprimento de cerca de 160 mm (16 cm) de comprimento por 52 mm (5,2 cm) de largura. Esse tamanho padrão permite a adaptação para a maioria dos homens, até porque o látex (borracha empregada na fabricação da camisinha) é um material elástico, que se ajusta às dimensões do pênis.
Mas havia quem não se adaptasse bem a esse padrão. Para vencer esse problema, os fabricantes de preservativos correram atrás de algumas alternativas. E lançaram, em um primeiro momento, preservativos de tamanho maior (extra), alguns milímetros mais compridos e mais largos. Homens que têm um pênis de tamanho um pouco maior ou um pouco mais grosso acabaram agradecendo o "conforto" adicional.
E restava então o problema dos homens que têm o pênis um pouco menor ou um pouco mais fino, que não sentiam "segurança" no uso da camisinha padrão. Reclamavam de que a camisinha ficava um pouco folgada ou de que deslizava no pênis no momento da transa. Assim, mais recentemente, um dos distribuidores locais de preservativos lançou a camisinha "teen", com tamanho e largura um pouco menores do que o padrão.
Apesar de ser chamada de "teen", essa camisinha pode se adaptar a homens de qualquer idade que tenham o pênis um pouco menor ou mais fino. Do mesmo modo que muitos adolescentes já têm seu pênis de tamanho um pouco maior e usam a camisinha padrão mesmo. Mas, em geral, é no começo da adolescência, fase de crescimento do corpo e do pênis, que os garotos mais reclamam do tamanho dos preservativos.
Todos esses tamanhos de camisinha podem ser encontrados na maioria das farmácias e supermercados. Recado importante: se, por acaso, você não encontrar um determinado tamanho de camisinha, não deixe de usar o padrão. O látex tem, de fato, uma grande capacidade de adaptação ao tamanho do pênis.
Segundo lembrete: a camisinha "teen" já existiu no Brasil há alguns anos e foi retirada do mercado porque as pessoas tinham vergonha de comprar um tamanho menor. Bobagem, pessoal! Tem que comprar aquela que melhor se adapte a você.
E para terminar: acabei de voltar da Europa e percebi que cada vez mais as máquinas de camisinha (com todos os tamanhos) estão presentes em bares, boates, banheiros públicos e até nos corredores das universidades. Já não está na hora de a gente começar a exigir que elas também estejam mais presentes por aqui?

Jairo Bouer, 36, é médico.
Se você tem dúvidas sobre saúde,
escreva para o Folhateen
ou para jbouer@uol.com.br



Texto Anterior: Lesões de um "halterocopista"
Próximo Texto: Científicas: Infecções não evitam alergia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.