São Paulo, segunda-feira, 06 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

música

Os neo ciganos

Gipsy beat invade as pistas com sons dos Bálcãs; Madonna entra na roda

Divulgação
A Mahala Rai Banda: família de músicos de Bucareste e soldados moldavos aposentados


MANUELA MINNS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM LONDRES

Acena musical européia e americana está sofrendo uma invasão cigana. O vibrante som dos Bálcãs, misturado com batidas atuais, gerou um som extremamente dançante e diferente.
É uma volta às raízes ciganas com trompete e acordeão, mas com uma atitude mais rock. Ao ouvir os primeiros acordes do Gogol Bordello, Beirut ou Mahala Rai Banda, é difícil ficar parado.
O estilo pode ser novo para ouvidos brasileiros, mas Nova York, Londres e Paris já se renderam ao balkan beat (um dos nomes pelo qual o estilo vem sendo chamado) há tempos.
O DJ Gaetano Fabri é responsável por dois anos de pista lotada da Nuit Tsigane (noite cigana) no club parisiense Le Divan du Monde. "Nunca vi uma música com um poder tão forte para fazer as pessoas dançarem e enlouquecerem sem ajuda de drogas sintéticas", diz ele, que acabou de lançar o CD "Nuit Tsigane" com os melhores remixes da balada.
Um dos ícones do movimento é o ucraniano radicado em Nova York Eugene Hutz, líder da banda Gogol Bordello. Com um bigode impressionante, ele combina o estilo dos Stooges com acordeão e violino do Leste Europeu. No recém lançado "Super Taranta!, dá para perceber a influência dos punks, sempre com fundo cigano.
Hutz participou do show de Madonna no Live Earth Londres, no começo de julho, e deu um "up" na já batida batida de "La Isla Bonita".
Já o CD "Gulag Orkestar", do Beirut, tem uma atmosfera indie rock com uma doce brisa dos Bálcãs. A voz de Zach Condon, 20, lembra a do Belle & Sebastian com seu tom irônico e às vezes melancólico. Ouça em www.myspace.com/beruit.
A Mahala Rai Banda funde os tradicionais violinos do sudoeste romeno com as buzinas da região nordeste e uma batida pop atual. Nos shows, tiozinhos de cabelo branco dançam ao lado de jovens de All Star.
O primeiro CD, que traz o nome da banda, é um dos favoritos dos DJs de música eletrônica. A melhor coisa do gypsy beat é deixar o preconceito de lado e se jogar na pista.


Texto Anterior: Música: Hardcore superengajado
Próximo Texto: + CDs
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.