São Paulo, segunda-feira, 06 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Coletânea punk quer estimular voto do jovem norte-americano, melhorar a imagem do país e fazer campanha contra Bush

O rock atrás de votos

RICARDO TIBIU
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Ainda que os grandes heróis do punk estejam mortos -Joey e Dee Dee Ramone, Joe Strummer (The Clash) e Sid Vicious (Sex Pistols)- a velha máxima punk, "do it yourself" (faça você mesmo), ainda é seguida. E as ações dos EUA no cenário internacional acabam de dar nova vida ao surrado slogan.
O selo independente americano Fat Wreck Chords (de propriedade de Fat Mike, líder do NOFX) acaba de lançar o segundo volume da coletânea "Rock Against Bush", junto com o PunkVoter -um coletivo de bandas e selos de punk rock, que tem como objetivo mobilizar jovens (de 18 a 24 anos) a se registrarem para votar.
Em um país como os EUA, onde o voto não é obrigatório e o índice de abstenção supera a marca dos 50% do total de eleitores, os punk rockers estão tomando a iniciativa de tentar conscientizar a galera mais nova. Segundo eles, a coletânea também pode ajudar a melhorar a imagem que o mundo tem -por causa de Bush e de suas atitudes, principalmente depois do 11 de Setembro- dos americanos.
O primeiro volume da coletânea trazia 26 artistas, nomes conhecidos do público mundial como Offspring, Ministry, Bad Religion e Sum 41, aliados a outros adorados no underground como Social Distortion, Get Up Kids, Descendents e NOFX. O CD entrou na 54ª posição da parada da Billboard, em primeiro na independente e segundo na da internet. Isso ajudou Fat Mike e sua turma a divulgar o projeto, ganhando força e confiança de grupos ainda maiores.
Assim, gigantes da música cederam algumas canções: No Doubt ("Comforting Lie"), Foo Fighters (a faixa rara "Gas Chamber", do Angry Samoans) e Green Day (a inédita "Favourite Son"). O mesmo com Hot Water Music, The [International] Noise Conspiracy e outras. "Rock Against Bush Vol. 2" já entrou em 45º na parada da Billboard, registrando a soma de 26 mil cópias vendidas só na primeira semana.

Turnê
Assim como a primeira compilação, eles colocaram várias notas explicativas no encarte, além de um DVD contendo clipes e curtas politizados. Entre eles, "Unconstitutional", um documentário questionando a liberdade civil dos americanos, "Fixed in Florida", do jornalista Greg Palast, destacando a eleição de 2000, e um pouco de humor com Will Ferrel, Patton Oswalt e Greg Proops. Na página do PunkVoter (www.punkvoter.org), existem colunas escritas por Jello Biafra (ex-Dead Kennedys), Billy Gould (ex-Faith No More) e Nathan Means (Trans Am) e, mais importante, um link para o site do governo americano onde é possível acessar o formulário de registro para votar.
No momento, as pesquisas indicam que George W. Bush está tecnicamente empatado com seu oponente, o democrata John Kerry. Mas a campanha anti-Bush segue firme, seja através do cineasta Michael Moore ou da Rock Against Bush Tour, que começa no dia 18 de setembro e contará com The Nightwatchman -pseudônimo do guitarrista Tom Morello, ex-Rage Against The Machine e atual Audioslave, fazendo um set acústico-, Strike Anywhere, Anti-Flag e outros.


Onde encomendar: www.fatwreck.com ou www.amazon.com


Texto Anterior: CD Player
Próximo Texto: 02 Neurônio: A angústia das esperas sem fim
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.