São Paulo, segunda-feira, 07 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

fotografia

O fotógrafo do rock

Exposição grátis na semana que vem traz cerca de 270 retratos de Bob Gruen

LEANDRO FORTINO
DA REPORTAGEM LOCAL

Bob Gruen viu a primeira vez em que o cantor Bob Dylan empunhou uma guitarra elétrica no palco, em 1965. Viajou no ônibus da turnê americana dos punks ingleses dos Sex Pistols, em 1978. Foi ainda um dos poucos que conheceu a intimidade de John Lennon, Yoko Ono e família, na década de 70.
Ele ainda participou de uma suruba com os membros do Kiss -todos maquiados-, em 1974, e recebeu o Led Zeppelin no momento em que o grupo aterrissou, em 1973, para o show clássico do Madison Square Garden, em Nova York.
Difícil de acreditar? Então veja de perto cerca de 270 momentos clássicos desde os anos 60 registrados por Gruen, o mais importante fotógrafo de rock do mundo, na exposição "Rockers", que será inaugurada no dia 16 de maio, no Museu de Arte Brasileira, em São Paulo.
Desde seu primeiro show como fotógrafo (Dylan, em 1965) até apresentações do White Stripes (em 2002), praticamente não existe roqueiro famoso que não tenha entrado no foco do homem. A exposição é inédita em mais de 40 anos de carreira e teve curadoria do cantor Supla, amigo de Gruen.
"Minhas fotos já foram exibidas em muitas galerias de arte, mas nunca em uma exposição deste tamanho e em um museu", comemora o nova-iorquino, em entrevista ao Folhateen, sobre os nove segmentos em que a mostra se divide.
Os destaques ficam nas salas dedicadas a John Lennon (com dezenas de retratos) e no muro gigante que trará fotos dos nomes mais famosos da música: de Elton John e New York Dolls a Jackson Five.
Uma seleção de parte das fotos de Gruen, em formato luxuoso, estão no livro-catálogo da mostra (editado pela Cosacnaify, será vendido no local e em livrarias), com centenas de momentos clássicos. Em sua capa, há uma das fotos mais famosas de Lennon, de 1974.
"Foi uma sessão de fotos para a capa de "Walls and Bridges", no teto do prédio onde ele morava. Eu tinha essa camiseta, feita por pessoas que a vendiam na Times Square, e dei uma para ele. No dia da foto, pedi para ele vesti-la, mas nunca imaginei que a foto seria tão famosa. Depois disso, a camiseta ficou tão popular, que eu nem posso mais usar a minha. Iriam achar que eu o estava imitando."
Sete retratos do livro você vê nestas páginas, com comentários exclusivos de Gruen para o Folhateen. Mas é só um aperitivo do que a mostra promete.

EXPOSIÇÃO - Rockers


No MAB-Faap (r. Alagoas, 903, Higienópolis), a partir de 16/5; de ter. a sex., das 10h às 20h; sáb., dom. e feriados, das 10h às 17h; grátis

ROCKERS
Bob Gruen
Cosacnaify
R$ 69 (220 págs.)




Sex Pistols, 1977/78
Estava em Luxemburgo, onde a banda ia dar uma entrevista. Geralmente, eles não posavam para fotos, mas, quando o faziam, eram muito bons. Sempre foi difícil marcar uma sessão de fotos. Quando todos estavam juntos, pedi para tirar a foto, e eles fizeram a piada naturalmente. [A foto ao lado], foi feita nos EUA, no meio da passagem de som de um dos shows; Sid estava comendo, e perguntei se podia tirar uma foto. Ele encheu o cachorro-quente de catchup e mostarda e espalhou pelo rosto. E ele estava usando um broche onde estava escrito "I'm a mess" (estou uma bagunça)

Led Zeppelin, 1973
Foi o meu primeiro encontro com a banda. Eles vieram para Nova York em um grupo enorme de pessoas, então tinham até um avião. Quando chegamos ao aeroporto, eles sugeriram de tirar uma foto ao lado do avião deles. Não sabia que a foto ficaria tão famosa; fiz a foto para dar de presente para a banda. Ela representa todo o excesso dos anos 70. No avião, cabem mais do que quatro pessoas, então eles trouxeram uns 40 convidados

Tina Turner, 1984
Ike e Tina Turner foram os primeiros artistas de rock com quem eu saí em turnê. Fiquei bem amigo deles, mesmo depois da separação. Tina já estava em carreira solo, e eu estava com ela em Paris, onde ela gravava um vídeo, então tirei a foto bem em frente da torre Eiffel. Ela fazia a melhor performance entre todos os artistas do mundo e ainda é a melhor. Somos bem amigos

Rolling Stones, 1972
Foi a primeira vez que consegui uma credencial para o show dos Rolling Stones no Madison Square Garden, então foi legal porque, após ter visto dois shows deles antes, eu consegui finalmente chegar bem perto do palco. Foi um show excelente, pois eles trouxeram um equipamento de luz muito sofisticado, então as fotos ficaram muito boas. Eles ainda hoje são a melhor banda de todos os tempo

Bob Dylan, 1965
Foi a primeira vez que ele tocava guitarra, no Newport Folk Festival; antes, só tocava violão. Ele era o herói do festival de música folk, mas ele tocou rock'n'roll, e muitas pessoas da platéia vaiaram e reclamaram. Uma parte do público gostou, outra, não, então eles começaram a brigar por causa da música. Foi muito louco. Mas eu gostei do show

Ramones, 1975
Encontrei os Ramones no Queens, vizinhança de Nova York onde eles moravam, e pegamos o metrô até a cidade, pois a banda tocaria no CBGB's. Chegamos lá e fiz a foto em frente à casa de shows. Foi uma foto simples, apenas a banda posando, mas estranhamente se tornou uma das fotos mais importantes dos Ramones


Texto Anterior: Astronomia: No mundo da lua
Próximo Texto: Livros da semana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.