UOL


São Paulo, segunda-feira, 07 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTANTE

Transgressores que abriram as comportas da literatura dos nossos dias

LUÍS AUGUSTO FISCHER
COLUNISTA DA FOLHA

Nós que apreciamos a arte temos um dever de honra: defender sempre a liberdade de criação para os ousados. Até a maluquice deles acaba sendo importante para as gentes de bem. Pela simples e boa razão de que eles, errando ou acertando, nos ajudam a entender o nosso lugar no mundo.
Concorda comigo? Então ficamos acertados: é preciso ler a antologia "Geração 90 - Os Transgressores", organizada pelo escritor Nelson de Oliveira. Aqui, estão agrupados 16 escritores mais ou menos jovens- tem gente de 50 e gente de 20 anos, mas todos eles têm obras publicadas nos anos 90 -e mais ou menos transgressores. Nem todos são realmente inventivos ou revolucionários ou mesmo renovadores. O organizador mesmo sabe, e diz por escrito que isso de transgredir tem de ser compreendido no contexto.
O caso é que o livro agrupa gente de valor, interessada em aprimorar os meios expressivos da literatura de nossos dias, que tenta espichar para mais longe a linha do horizonte do conto. Com isso, limpa caminhos para o que vem vindo, abre comportas para o que está represado, acolhe os temas e as sensibilidades que estão surgindo.

"Geração 90 - Os Transgressores"
Organização: Nelson de Oliveira
Editora: Boitempo
Contato: 0/xx/11/3875-7285
Quanto: R$ 31



Texto Anterior: Folhateen explica: Governo lança programa para empregar jovens de baixa renda
Próximo Texto: Orelha
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.