São Paulo, segunda, 7 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doença cresce tanto entre jovens que é tratada como epidemia

ROSELY SAYÃO
especial para a Folha

"Tenho 22 anos e notei que algumas verrugas estão aparecendo nas minhas partes genitais. Falaram que pode ser HPV. Dizem que é preciso laser para extrair, mas que a doença volta mesmo depois de feito o tratamento. Ouvi dizer também que posso provocar câncer no colo do útero da minha parceira. O que devo fazer?"
resposta
E onde foi que o senhor arrumou essas verrugas? Do jeito que você conta, elas têm tudo a ver com as verrugas provocadas pelo vírus HPV ou Papilomavírus, sim. Essa doença tem nome -condiloma-, e a prática sexual desprotegida é a maior responsável pela transmissão do vírus de uma pessoa portadora para outra. Dado importante: essa doença tem crescido tanto entre os jovens que muitos médicos já a tratam como epidemia.
Alguma coisa você andou fazendo sem a borrachuda. E não pense você que basta colocar a camisinha na hora da penetração. A transmissão do HPV se dá pelo simples contato mais íntimo com uma pessoa contaminada. Por isso as brincadeirinhas tão gostosas antes da penetração já devem acontecer com a camisinha a postos. E não pense você que dá para perceber quem tem e quem não tem essa doença. As verrugas podem ser tão pequenas que ficam invisíveis a olho nu.
O que fazer? Procurar um médico, claro! O vírus pode estar em seu organismo já há um certo tempo: ele tem um período de incubação que varia de um mês a um ano, e é depois disso que aparecem as tais verrugas. Elas desaparecem com tratamento.
O médico, e sempre um médico, vai decidir, junto com você, qual a medida a ser tomada. As verrugas podem ser cauterizadas com produtos químicos, ou com gelo, ou então vaporizadas com o tratamento a laser. Infelizmente os tratamentos acabam com as verrugas, mas não com o vírus. Ele continua no organismo, adormecido, podendo provocar novas crises de verrugas, quando, um belo dia, ele resolve voltar à ativa.
Se você está com a doença, pode já ter contaminado sua namorada. Diga a ela para procurar um médico. Mesmo que ela não tenha nenhuma verruga. Só com um exame ginecológico ela vai saber se tem ou não a doença. E, de fato, o condiloma tem relação muito estreita com o câncer de colo de útero, por isso sua namorada talvez tenha de tomar cuidado redobrado com a saúde dos genitais.


Rosely Sayão, 47, é psicóloga e autora dos livros "Sexo é Sexo" (ed. Companhia das Letras, 1997) e "Sexo: Prazer em Conhecê-lo" (ed. Artes e Ofícios, 1995). Se você tem dúvidas sobre sexo, escreva para o Folhateen ou mande sua mensagem pela Internet para o e-mail: roselys@uol.com.br



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.