São Paulo, segunda-feira, 08 de março de 2004

Próximo Texto | Índice

CARTAS

GAROTO AFIRMA QUE ESPECIAL SOBRE DROGAS FOI PARCIAL, E LEITOR DEFENDE O CHARLIE BROWN JR.

Idéias parciais
"Em relação à reportagem sobre drogas (ed. de 1º/3), gostaria de afirmar que foram cometidas graves omissões, e as idéias demonstradas passam longe de ser imparciais. Por que o álcool e a nicotina não foram incluídos no "ABC das substâncias'? Por que não informaram que, entre as substâncias lícitas, o álcool é o único que causa perda de consciência, levando o usuário a cometer atos que não faria se estivesse lúcido? Além disso, é inaceitável a parcialidade da reportagem ao responder à pergunta: "É possível beber e se divertir nos fins de semana sem correr muitos riscos?" apenas para o caso do álcool. Entendo que esses fatos servem de argumentos para defensores do uso de drogas "leves", porém acredito que devam ser usados com outro fim: o de desestimular o uso de drogas em geral, algo que não se vê na mídia hoje em dia. Não existe uma justificativa para tamanha parcialidade impressa neste respeitável jornal que é a Folha"
Bruno Zanchet, 18 - Pelotas, RS

Seriedade e modernidade
"Parabéns ao Folhateen pela reportagem "Drogas: tudo o que você precisava saber" (ed. de 1º/3). Jairo Bouer faz uma abordagem precisa e objetiva, sem os tradicionais chavões que costumam nortear o debate sobre o tema. Sabemos que um dos principais desafios atuais, quando falamos em juventude, é romper a enorme barreira de linguagem entre a sociedade e os jovens. A reportagem consegue ultrapassar essa barreira, pois debate o assunto com transparência, seriedade e modernidade. Não banaliza a discussão e comunica respeitando a galera."
Alexandre Youssef - Coordenador da Juventude da Prefeitura de São Paulo

Abrindo ouvidos
"Sobre a carta do leitor Adailton Ferreira da Silva (ed. de 1º/3) a respeito da reportagem do Napalm Death, gostaria de acrescentar que o Ricardo Tibiu, que escreveu esse texto excelente, é, ao lado do Álvaro Pereira Jr., um dos melhores jornalistas especializados em música para a moçada. Cada um na sua, abrindo os ouvidos para coisas boas. Parabéns aos dois."
Nelson Rosa - São Paulo, SP

Liberdade de expressão
"O leitor Eduardo Ramalho fez uma crítica um tanto quanto infundada a respeito da música "Não Uso Sapatos", do Charlie Brown Jr. (ed. de 1º/3). O leitor escreve sobre o uso de palavras que chegam a soar como uma ofensa, mas a intenção é essa mesmo. Só deve ficar ofendido quem se enquadra na descrição feita na canção, ou seja, os hipócritas. "
Gustavo Marin, 24 - Catanduva, SP

Bases dos crimes
"Nas últimas edições do Folhateen, houve um debate de leitores sobre a questão da violência, no qual ficou evidenciada a disputa de classes. Os motivos dos crimes são os mais diversos, as razões que estão por trás desses motivos estão fundamentadas nas bases sociais. Isso não significa que a desigualdade motiva um jovem ou um cidadão a cometer um crime. As razões, além da evidente desigualdade, estão no sentimento consumista fomentado pela mídia e pelos setores de poder aquisitivo mais alto. A péssima condição cultural, a falta de educação de qualidade e, principalmente, a falta de poder aquisitivo são bases para esses crimes."
Vitor Hugo H. da Silva, 18 - Santo André, SP



Próximo Texto: Folhateen indica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.