São Paulo, segunda-feira, 08 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNETS
ronaldolemos09@gmail.com Ronaldo Lemos

Ciência do sono

Você tem dificuldade de acordar de manhã? Pois apareceu um aplicativo para celular que quer resolver o problema. Trata-se do "Sleep Cycle", um programinha para o iPhone monitorar o sono.
Funciona assim: ao ir dormir, o celular é colocado ao lado do travesseiro. Por meio do sensor de movimento do iPhone (acelerômetro), ele percebe como a pessoa está se mexendo durante a noite.
E, então, acompanha os ciclos de sono da pessoa, divididos em três fases: acordado, sonhando e sono profundo. Com isso, vai identificando em que momento do sono a pessoa está. E daí funciona como um despertador.
Só que, em vez de tocar na hora programada, ele calcula o momento em que o sono está mais leve e acorda a pessoa mesmo antes da hora definida, para evitar aquela sensação de despertar no meio do sono profundo.
Há duas coisas que acho interessantes nessa história. A primeira é que o programa monta a cada noite um gráfico do sono da pessoa, criando um "histórico". E esse gráfico pode ser compartilhado por e-mail ou pelo Facebook, mostrando ao mundo como você dormiu.
Já imagino gente dando desculpa para não fazer alguma coisa durante o dia, dizendo que não teve um ciclo de sono suficiente e usando o gráfico como "prova".
Mas o ponto principal é a questão da possibilidade de tornar pública uma informação tão pessoal quanto essa. Quem se preocupava com o fim da privacidade na vida acordada tem agora mais um motivo para se preocupar.
Outra questão é que não dá para saber se de fato o programa funciona. Talvez o ciclo de sono das pessoas seja diferente demais para ser calculado de um único jeito.
O que sei é que, ao tentar usar o programa, fiquei muito incomodado por dormir ao lado do celular. E passei a noite toda preocupado sobre como sairia o meu gráfico no dia seguinte. Pode até ser que o "Sleep Cycle" ajude a acordar melhor. Mas, pelo menos no meu caso, ele me atrapalhou muito a dormir.


Texto Anterior: Fale com agente
Próximo Texto: Música: receita de sucesso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.